Transações ‘contactless’

Cresce número de pessoas que optam pelo pagamento com dispositivos.

Transações 'contactless'
Foto: CardMapr/Unsplash

O número de consumidores que afirmam realizar pagamentos utilizando dispositivos móveis frequentemente cresceu 32% depois do início da pandemia do novo coronavírus e 96% dos consumidores com uma carteira digital instalada pretendem seguir ou começar a utilizar transações ‘contactless’, ou seja, aquelas feitas por meio de aplicativos instalados em celulares ou relógios inteligentes. Isso é o que mostra uma estudo conduzido pela intermediária da indústria de softwares Capterra, que entrevistou 1.002 entrevistados de todas as regiões do país entre os dias 14 e 21 de julho.

Ainda de acordo com a pesquisa, 46% dos consumidores que tinham  apps instalados  em seus dispositivos afirmavam realizar pagamentos regularmente usando tais aplicativos antes da crise, contra 61% desde que a pandemia iniciou. Já aqueles que possuem carteira digital e não utilizam, caiu 72% na comparação do período anterior à crise com o atual.

A tendência de digitalização impulsionada pela pandemia está se concretizando: apenas 18% dos entrevistados afirmam preferir pagar usando notas e moedas. Do restante, 22% dizem preferir cartões de crédito, 32%, cartões de débito, 23%, carteiras digitais, 1%, relógios inteligentes e 4% afirmam não ter preferência. E entre os entrevistados com rendas mais altas a preferência pelas carteiras digitais alcança os 40%.