Líderes do futuro

Pesquisa aponta tendências de comportamento e comunicação dos líderes abaixo dos 30 anos de línguas espanhola e portuguesa.

A pandemia do novo coronavírus escancarou os problemas da liderança tradicional e impulsionou a demanda da sociedade por  modelos de liderança mais modernos. Este ambiente VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) nos colocou diante da maior mudança de paradigma em relação à reputação e valor social das lideranças tradicionais.

Um estudo pioneiro realizado pela empresa global de consultoria de comunicação e relações públicas, LLYC, em parceria com a Trivu,  ecossistema global que promove oportunidades para jovens talentos, analisou a nova geração de líderes abaixo dos 30 anos de línguas espanhola e portuguesa.

O projeto Future Leaders, feito coma tecnologia NLP e Inteligência Artificial, investigou o principal elemento mobilizador  de um líder: sua comunicação. Com uma análise dos textos, publicações sociais, vídeos etc., o estudo esclarece as tendências e traços de personalidade dos líderes do futuro em comparação com as características dos líderes tradicionais.

Entre as principais dimensões que definem o perfil desta  geração de líderes estão o sólido sentido de disciplina, a forte tendência para a ação, a firme orientação para a cooperação e o coletivo, uma liderança resiliente, positiva e emocional.

O “retrato” gerado pelo estudo mostra os Future Leaders como uma comunidade que respeita o bem-estar das pessoas, transcende a si mesmo e prioriza o coletivo. Nessa linha, a análise  confirma que esta geração possui um discurso muito mais voltado para os valores comunitários e sociais e ancorado na importância do espírito de equipe.