Hospital de João Pessoa suspende agendamento de cirurgias eletivas

Suspensão no Hospital da Unimed vai até o dia 26 de fevereiro devido ao aumento nas internações de casos de Covid-19.

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Hospital de João Pessoa suspende agendamento de cirurgias eletivas
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O Hospital da Unimed, em João Pessoa, está com o agendamento das cirurgias eletivas suspenso a partir desta quarta-feira (17) e até o dia 26 de fevereiro. De acordo com o documento emitido pela unidade de saúde, a suspensão acontece em razão do atual cenário progressivo de contágio da pandemia do novo coronavírus.

As cirurgias que já estavam previamente autorizadas, no entanto, serão realizadas. A suspensão não abrange os procedimentos de urgência, oncológicos, obstétricos e aqueles com risco iminente de vida ou agravo ao paciente.

A unidade de saúde explica que a medida é necessária em virtude do aumento nas internações por Covid-19 nos últimos 15 dias.

“Este ritmo preocupante pode estar relacionado ao relaxamento das medidas sanitárias pela população, aliado à circulação de novas cepas do vírus mais contagiosas e, portanto, potencialmente responsáveis por um maior tempo de internação”, diz o documento. Os dois fatores podem promover o colapso na capacidade operacional da rede própria e credenciada.