Cirurgias eletivas são suspensas em João Pessoa por 15 dias

Medida de enfrentamento ao novo coronavírus e manutenção na assistência aos pacientes.

Mulheres agora podem ter acompanhantes em procedimentos que envolvam sedação – Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Cirurgias eletivas são suspensas em João Pessoa por 15 dias
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

As cirurgias eletivas estão suspensas por 15 dias, desde a quarta-feira (17), em João Pessoa, como uma medida de enfrentamento ao novo coronavírus e manutenção na assistência aos pacientes de Covid-19 na capital.

“Ao fim deste período, vamos fazer uma avaliação se as cirurgias serão retomadas ou se permanecem suspensas por mais dias. Temos uma equipe técnica para isso e levaremos em conta alguns critérios, como a ocupação de leitos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha.
No Hospital Santa Isabel, com a suspensão dos procedimentos eletivos, a unidade passará de 20 para 63 leitos para pacientes com Covid-19, sendo 35 de UTI e 28 de enfermaria. “Os leitos que estavam destinados para as cirurgias, agora estarão à disposição para os casos de Covid-19. É importante lembrar que esses pacientes são encaminhados por meio da Central de Regulação Estadual, enquanto os atendimentos clínicos, que continuam sendo realizados, são encaminhados pela Regulação Municipal”, explica a diretora-geral do hospital, Adriana Lobão.
Após 10 meses de suspensão, os procedimentos eletivos no Hospital Santa Isabel haviam sido retomados no início de janeiro. Desde a retomada até a última terça-feira (16) foram realizadas aproximadamente 120 cirurgias na unidade hospitalar.
Os atendimentos cirúrgicos de urgência e emergência permanecem acontecendo no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e Hospital Municipal Valentina (HMV) – no caso de crianças e adolescentes, assim como os atendimentos obstétricos, no Instituto Cândida Vargas (ICV).