Deputados realizam eleição para escolher presidentes e vices das comissões da AL, nesta quinta

Por LAERTE CERQUEIRA

Deputados realizam eleição para escolher presidentes e vices das comissões da AL, nesta quinta
Foto: Arquivo/PTB

Os deputados estaduais se reúnem hoje (18), virtualmente, para eleger os presidentes e os vices das 10 comissões permanentes e do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa. Em duas comissões, o governo não abre mão de ter um fiel escudeiro, a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento. Segundo o líder do governo, Wilson Filho (PDT), o grupo deve indicar Ricardo Barbosa (PSB) para a primeira vaga e Branco Mendes (Podemos) para a segunda. Mas os nomes passam pelo crivo dos colegas, que podem se inscrever pra disputar a vaga.

25 governistas e 11 da oposição

No início do mês, os líderes indicaram os integrantes dessas comissões. Para manter garantir o cumprimento da regra de proporcionalidade, nas comissões com cinco membros, quatro serão governistas e um será da oposição. No caso das comissões com sete membros, a relação é de cinco da base governista contra dois oposicionistas.

O governo tem uma base confortável. Dos 36 deputados, Wilson Filho (PDT) garante que 25 estão com João Azevêdo. “Uma base em permanente crescimento”, registrou o líder governista.

A eleição para escolha do comando das comissões aconteceria semana passada, mas com a morte do senador José Maranhão, foi decretado luto oficial por sete dias. A eleição vai acontecer antes do início da sessão deliberativa, segundo Wilson Filho.

Lista de Comissões:

Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária (Orçamento)
Administração, Serviço Público e Segurança
Constituição, Justiça e Redação (Constituição e Justiça)
Defesa das Pessoas com Deficiência
Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente
Direitos da Mulher
Direitos Humanos e Minorias
Educação, Cultura e Desportos
Legislação Cidadã
Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional