Paraíba é o 2º estado do Nordeste com menos casos de Covid-19 no sistema prisional

Brasil registra quase 69 mil casos de Covid-19 no sistema prisional e socioeducativo

Foto: Leonardo Silva/Arquivo
Paraíba é o 2º estado do Nordeste com menos casos de Covid-19 no sistema prisional
Foto: Reprodução/TV Paraíba

A Paraíba é o segundo estado do Nordeste com menos casos de Covid-19 dentro do sistema prisional, tanto em detentos quanto em servidores. De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça, entre as pessoas presas, são 316 casos confirmados e 2 óbitos. Em todo o país, quase 69 mil casos já foram registrados no sistema prisional e socioeducativo.

Nesse quantitativo regional, a Paraíba fica a frente apenas de Alagoas, com 83 casos e nenhum óbito registrado entre os detentos.

Em relação aos servidores, 194 já contraíram o novo coronavírus na Paraíba e três morreram por Covid-19. No nordeste, o número mais baixo é também de Alagoas, com 177 casos da doença. Em relação aos óbitos de servidores, Ceará e Piauí apresentam apenas um caso, Pernambuco e Sergipe dois casos cada um e Alagoas se iguala à Paraíba com três óbitos registrados.

Somente nos primeiros meses de 2021, em todo o país, foram registrados 7,8 mil novos casos oficiais da Covid-19 entre pessoas em privação de liberdade e servidores. No total, estabelecimentos dos sistemas prisional e socioeducativo já contabilizaram 68,9 mil ocorrências de Covid-19 desde o início da pandemia.

O número de casos entre os adolescentes privados de liberdade coloca a Paraíba entre os dez estados do país que mais registraram casos, com 63 confirmações. Entre os servidores, 75 já contrairam a doença e nenhum óbito foi registrado.

Testagem

Entre os dados monitorados está a realização de testes para detecção de Covid-19 nos sistemas de privação de liberdade. Segundo o levantamento, houve testagem para identificação da doença em 245.465 pessoas presas e em 62.459 servidores dessas unidades – além de outros 16.602 exames realizados em unidades do estado do Ceará, que não distinguiu a que segmento foram destinados.

Os números revelam que ao longo da última quinzena houve um crescimento de 17,7% na aplicação de exames sobre Covid-19 em pessoas em estabelecimentos prisionais.