Chuvas em João Pessoa superam em quase 60% média histórica de 30 anos para o mês de fevereiro

Foram 167,8 milímetros nesta sexta-feira (25) e em apenas 8 horas, o volume superou a média.

Alagamento em João Pessoa – Everaldo Ricardo/CBTU/Arquivo Pessoal
Trecho de alagamento causado por chuva nesta sexta (26), em João Pessoa
Trecho de alagamento causado por chuva nesta sexta (26), em João Pessoa / Foto: TV Cabo Branco

No intervalo de 8 horas, choveu, na sexta-feira (26),  o total de 167,8 milímetros em João Pessoa, um valor que supera em 55% a média histórica de 30 anos na cidade para o mês de fevereiro, de 108 milímetros, conforme a prefeitura do município.

Já a Defesa Civil informa que o volume de chuvas é maior que o esperado todo o mês de fevereiro, com um acréscimo de 45% do que já estava previsto.

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) explica que essas chuvas fazem parte do aglomerado convectivo gerador de chuvas na faixa litorânea e áreas adjacentes. 

De acordo com a Divisão de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, seis árvores caíram nesta sexta-feira na capital no Jardim Botânico, Altiplano, no Jardim Cidade Universitária, Jaguaribe, Mangabeira e Miramar.

A Secretaria de Infraestrutura atuou com ações de manutenção para reduzir os transtornos com alagamentos no Varadouro, Centro, Torre, Água Fria, Altiplano, Mangabeira, José Américo e Manaíra.

As fortes chuvas abriram uma cratera e causaram o alagamento do saguão do Terminal Rodoviário de João Pessoa, também nesta sexta-feira (26). A cratera foi aberta no ambiente utilizado para o embarque de passageiros. O local precisou ser interditado para evitar acidentes.

Ainda por conta da chuva, vários pontos da cidade registraram alagamentos, como na Avenida Dom Pedro II, que ainda teve uma árvore caída próximo ao Ibama, no Viaduto do Cristo, na Avenida Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários e na Avenida Epitácio Pessoa. 

Além disso, foi confirmado o deslizamento de uma barreira entre os bairros do Roger e Padre Zé, mas ninguém ficou ferido.