Síndrome associada à Covid-19 é confirmada em 11 crianças da Paraíba

Dos 21 casos notificados, nove foram descartados. Três crianças, das 11 com a síndrome, morreram.

Uso de máscara e álcool em gel ajudam a prevenir a Covid-19. Foto: Divulgação.
Síndrome associada à Covid-19 é confirmada em 11 crianças da Paraíba
Crianças que tiveram Covid-19 podem desenvolver a SIM-P

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou 11 dos 21 casos notificados da Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P) na Paraíba. Associada à contaminação por Covid-19, a SIM-P atinge crianças na primeira e segunda infância e já causou três mortes em crianças de até quatro anos de idade até esta quinta-feira (4). Nove casos foram descartados e um segue em investigação.

De acordo com o secretário executivo de saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, a síndrome atua como um efeito tardio da Covid-19. “A criança tem os sintomas do coronavírus, estes sintomas passam e, com duas ou três semanas depois, começam a aparecer algumas manifestações como dor de garganta; vermelhidão dentro da boca, na língua e na garganta; manchas vermelhas nas partes mais claras do corpo, como a palma da mão, e nos braços”.

Em agosto do ano passado a SES divulgou uma Nota Técnica alertando profissionais de saúde e secretarias municipais de saúde sobre a ocorrência e notificação imediata obrigatória da SIM-P. O registro deve ser feito, dentro de 24 horas, por meio de formulário de notificação do SUS e enviadas as demais informações necessárias no e-mail simpcovid.pb@gmail.com.

Os sintomas mais comuns da síndrome são a febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, semanas depois do último sintoma da Covid-19. 

A recomendação da Secretaria é de que se crianças ou adolescentes apresentarem os sintomas da síndrome, os pais ou responsáveis devem procurar o serviço de atendimento em saúde mais próximo.

“Infelizmente, o quadro pode evoluir para transtornos mais graves, como inflamação nos vasos do coração, dos rins, do cérebro; descontrole da pressão arterial e até a morte. Se a criança teve Covid-19, é importante que o pai ou a mãe fique atento para observar e identificar caso algum sintoma apareça, principalmente a vermelhidão excessiva na língua e ou manchas no corpo. Se aparecer, deve-se levar esta criança para o serviço de saúde mais próximo de casa”, completa o secretário.