Paraíba tem fila com pelo menos 35 pacientes esperando por vaga em UTI, diz SES

Tempo de espera por uma vaga pode chegar a 24 horas, segundo governador.

Foto: divulgação/CRM-PB
Paraíba tem fila com pelo menos 35 pacientes esperando por vaga em UTI, diz SES
Paraíba tem fila com pelo menos 35 pacientes esperando por vaga em UTI, diz SES / Foto: divulgação/CRM-PB

A Paraíba tem pelo menos 35 pacientes com Covid-19 aguardando por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nesta terça-feira (9). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), outras 24 pessoas também esperam para conseguir leitos de enfermaria.

Segundo a assessoria da SES, na 1ª macrorregião da Saúde, que abrange 64 municípios, incluindo João Pessoa, 33 pacientes se encontram em fila de UTI, sendo que 17 delas estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros 16 estão em hospitais.

Durante uma entrevista no Bom Dia Paraíba desta terça, o governador João Azevêdo disse que a espera por um leito de UTI pode chegar a 24 horas no estado.

Ainda segundo o governador, a Paraíba tem mais leitos do que tinha em agosto de 2020, quando aconteceu o pico estadual da pandemia, mas que a situação atual é mais complicada.

Também na 1ª macrorregião de saúde, 24 pacientes aguardam por leitos de enfermaria, sendo 16 pessoas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e oito que aguardam pelos leitos em hospitais.

Conforme a secretaria, duas pessoas esperam por leitos de UTI na 3ª macrorregião, no Sertão do estado.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, na segunda-feira (8), a ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 86%. Na região metropolitana de João Pessoa, 90% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados. Em Campina Grande, o mesmo setor tem taxa de 79%. No Sertão, 92% dos leitos de UTI estão ocupados.