Quase 50 crianças com Covid-19 estão internadas na Paraíba

Secretário de Saúde alertou para a evolução de casos grave de Covid-19 na faixa etária infantil.

Uso de máscara e álcool em gel ajudam a prevenir a Covid-19. Foto: Divulgação.
Quase 50 crianças com Covid-19 estão internadas na Paraíba
Foto: Arquivo

Pelo menos 47 crianças estão internadas com Covid-19 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias de hospitais na Paraíba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os dados, divulgados nesta quinta (11), alertam para um aumento no nível de contágio do coronavírus em crianças, bem como para o risco de agravamento da Covid-19 na faixa etária.

De acordo com os dados, 10 crianças estão internadas em UTIs e 37 em enfermaria. A ocupação dos leitos por crianças com Covid-19 está distribuída da seguinte maneira:

  • João Pessoa – Hospital de Valentina
    10 leitos UTI – 8 ocupados
    30 leitos enfermaria – 28 ocupados
  • Campina Grande – Hospital da Criança
    04 UTI – 02 ocupados
    29 enfermaria – 08 ocupados
  • Patos – Hospital Noaldo Leite 
    06 leitos enfermaria – 01 ocupado

Até a manhã desta quinta, 36 crianças estavam internadas em João Pessoa, sendo 8 em UTIs e 28 em enfermarias, e cinco estavam internadas em Campina Grande, sendo uma em leito de UTI e outras quatro em leitos de enfermaria. O número total de internações infantis por coronavírus passou de 41 para 47 em poucas horas.

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, reforçou a necessidade do uso de máscaras por crianças, bem como a importância de se evitar a aglomeração entre crianças.

“O número de casos de Covid-19 em crianças também cresce. Os centros de referência pra Covid-19 recebem casos confirmados ou em investigação, e vimos um crescimento na ocupação de leitos de crianças com quadros de moderado a grave. Por isso é fundamental o uso de máscaras em crianças acima de 2 anos de idade. Elas também devem ser ensinadas a se proteger e também a não se aglomerar. Não é momento de colocar criança pra brincar em parquinho”, reforçou.

O secretário também reforçou a importância dos pais reforçarem as medidas de segurança para crianças que voltaram a ter aulas presenciais, se mantendo em isolamento por no mínimo 14 dias caso apresentem sintomas gripais.

De acordo com o médico pediatra Leonardo Cabral, presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus em crianças reflete um avanço global da pandemia no estado e não apenas de uma faixa etária. “A gente não tá enfrentando uma nova cepa que acomete mais crianças. A gente tá vendo mais crianças acometidas, porque a gente tá tendo um maior número de casos diagnosticados”, justificou.