José Carlos da Silva Júnior é homenageado por parentes e amigos em missas de 7º dia

Empresário fundador do Grupo São Braz faleceu morreu no dia 5 de março.

Reprodução/TV Cabo Branco
José Carlos da Silva Júnior é homenageado por parentes e amigos em missas de 7º dia
As missas de 7º dia do empresário José Carlos da Silva Júnior foram realizadas na quinta-feira (11), online e presencialmente, em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente. Durante a manhã, uma celebração online através das redes sociais da paróquia Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Pessoa, e no final da tarde, uma celebração presencial na Igreja de São Vicente de Paulo, em Campina Grande.
O empresário, fundador da Rede Paraíba de Comunicação e da rede São Braz morreu no dia 5 deste mês, em decorrência da Covid-19, em São Paulo, onde estava internado para tratamento.
A missa presencial aconteceu com poucas pessoas para evitar aglomerações e o contágio da Covid-19. Participaram da celebração amigos, familiares e colaboradores dos grupos. Entre eles, o chefe de redação da TV Paraíba, Carlos Siqueira, que falou sobre as principais características do empresário enquanto homem e empreendedor, e sobre o legado que ele deixa para essa e para as futuras gerações.
“Ele foi um homem vitorioso e não só empresarialmente, mas pessoalmente também, porque construiu uma família e se dedicou a ela. Ao trabalho, um exemplo claro. Aos 94 anos, antes da pandemia, ele ia regularmente coordenar equipes, mesmo com a idade que tinha, para levar a mensagem que o trabalho deve ser bem feito”, disse.
O empresário Luiz Augusto também falou sobre a importância de Zé Carlos, como era conhecido, na sua vida profissional e pessoal. O empresário também relembrou que foi no grupo São Braz que iniciou a sua carreira profissional.
“Tive o prazer de ouvir algumas palestras dele, onde falava para os funcionários de onde veio. Em uma delas, me emocionei muito quando ele contou que tinha sido garçom e que, por isso, ele não tinha nenhum receio de voltar a ser o que era. Era pra mim uma grande referência”, disse.
Legado de Zé Carlos
José Carlos tinha 94 anos, foi vice-governador da Paraíba e senador. Era viúvo e deixou três filhos, Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire.
José Carlos da Silva Júnior nasceu em Campina Grande, em 16 de junho de 1926. Filho de José Carlos da Silva e Maria Rosa da Silva, formou-se em contabilidade e construiu a vida profissional como empresário nos segmentos de alimentos, comunicação e automotivo.
Em 1982, foi convidado a disputar o cargo de vice-governador na chapa de Wilson Braga pelo Partido Democrático Social (PDS), na ocasião, derrotou Antônio Mariz na disputa eleitoral. Quatro anos depois, em 1986, deixou o cargo após a desincompatibilização de Braga, que disputaria uma vaga no Senado Federal pela Paraíba.
Como suplente, assumiu a vaga de senador nos anos de 1996, 1997 e 1999, após licenças de Ronaldo Cunha Lima. Em seus discursos, sempre defendeu melhorias à conjuntura econômica nordestina e brasileira, com destaque para sua atuação como membro da Comissão Especial que estudou as causas da pobreza no país, em outubro de 1999.
Além da atividade política, José Carlos da Silva Júnior também participou ativamente de importantes entidades do setor industrial. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), do Sindicato do Milho, Torrefação de Café e Refinação do Sal do Estado da Paraíba; vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); diretor da Bolsa de Mercadorias da Paraíba, além de ter integrado os conselhos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Comercial de Campina Grande.