Hospital de Mamanguape recebe 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Em apenas algumas horas, cinco dos leitos disponibilizados na UTI já foram preenchidos.

Foto: divulgação/Secom-PB
Hospital de Mamanguape recebe 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19
Hospital de Mamanguape abre leitos para pacientes com quadro de Covid-19. (Foto: Governo da Paraíba/Divulgação)

O Hospital de Mamanguape recebeu nesta quarta-feira (17) 10 leitos de UTI, 20 de enfermaria e três de decisão clínica, que são leitos intermediários, onde o paciente recebe suporte enquanto aguarda a liberação de um leito definitivo, de UTI ou enfermaria. Com essa ampliação, unidade passa a receber pacientes com quadros de Covid-19 também a partir desta quarta.

Segundo o diretor-geral do HGM, Daniel Gonçalves, a procura na região do Vale do Mamanguape é  grande e em apenas algumas horas, cinco dos leitos disponibilizados na UTI já foram preenchidos.

O diretor explica que a Maternidade do HGM, bem como o setor de Urgência, continuam funcionando. E, casos de sintomas leves e atendimentos de rotina, é recomendado que o paciente procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de casa.

A abertura dos leitos na unidade integra o plano estadual de contingência para o combate do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (15), o governador João Azevedo anunciou abertura, em menos de 72 horas, de mais 39 leitos de UTI e de decisão clínica, nos hospitais de Trauma de João Pessoa, Clementino Fraga e no Hospital Geral de Mamanguape.

Destes, 33 leitos já foram abertos em Mamanguape. A Secretária de Saúde informa que os outros seis, serão abertos nos hospitais de Trauma e Clementino Fraga, em João Pessoa, ainda nesta semana.