Veja o que abre e o que fecha em Campina Grande durante o feriadão

Repartições públicas, bancos e outros setores devem ter horário de funcionamento alterado.

Veja o que abre e o que fecha em Campina Grande durante o feriadão
Foto: Artur Lira/Tv Paraíba

Com o feriado instituído pelo Governo do Estado para tentar frear os contágios pelo novo coronavírus na Paraíba, alguns setores de Campina Grande também devem ter o horário de funcionamento alterado, entre os dias 27 de março e 4 de abril. O Jornal da Paraíba listou as principais mudanças. Confira:

Comércio 

O Sindicato dos Comerciários de Campina Grande informou que o funcionamento do comércio local deverá seguir o que determina o Decreto do Governo do Estado, ou seja, apenas serviços considerados essenciais devem permanecer funcionando.

Na sexta-feira (2), feriado da Páscoa, os funcionários que trabalharem deverão receber um abono e mais um folga em até 30 dias, respeitando a convenção coletiva.

Universidades

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também deve cumprir o decreto estadual e manter as aulas suspensas durante o feriado, de 27 de março a 4 de abril. Já as atividades administrativas permanecem acontecendo remotamente.

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informou o expediente na Instituição será suspenso entre os dias 29 de março e 2 de abril. Com isso, mesmo com as atividades administrativas e acadêmicas acontecendo de forma remota, elas não serão realizadas durante esse período.

Repartições Públicas

A Prefeitura de Campina Grande não divulgou o horário de funcionamento das repartições públicas ligadas ao município até a publicação desta matéria.

As Agências do INSS vão suspender o funcionamento entre 29 de março e 2 de abril.

Os segurados com agendamento marcado estão sendo contatados sobre o cancelamento do atendimento. No entanto, algumas pessoas podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato.

O atendimento junto ao INSS podem continuar acontecendo à distância, pelo Portal Meu INSS, e a Central Telefônica 135. O serviço Exigência Expressa também ficará suspenso.

Bancos 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que apenas serviços essenciais serão realizados nas agências. O funcionamento do setor bancário vai acontecer em caráter excepcional, com atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem.
De acordo com o Governo do Estado, as agências bancárias e casas lotéricas podem realizar atendimento presencial, exclusivamente para atividades que não possam ser realizadas nos caixas eletrônicos e canais de atendimento remoto, bem como prestar auxílio ao atendimento dos aposentados, pensionistas e beneficiários do Bolsa Família.

Transporte

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), as linhas de ônibus do transporte público devem circular com 42% da frota, ou seja, 25 linhas e 50 veículos, deste sábado (27) até o próximo dia 4 de abril.

Nos sábados (27 de março e 3 de abril), os ônibus circulam das 5h30 às 16h, para todas as linhas. Já nos domingos (28 de março e 3 de abril), as linhas 004, 092, 220, 303, 090A e 263 circulam das 06h às 12h. Nos demais dias úteis, os ônibus circulam das 5h30 às 19h30.

A linha 022 deve fazer a cobertura da região da UPA-Alto Branco e Hospital de Trauma, enquanto os ônibus das linhas 910 e 903 vão operar de acordo com os horários de pico (das 5h30 às 8h30), suspendendo sua operação no entre-pico.

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) também deve manter suspenso o funcionamento de todos os terminais rodoviários de passageiros, entre os dias 29 de março e 2 de abril, com exceção do desembarque de passageiros vindos de outros estados.

A circulação de veículos que fazem transporte alternativo também está proibida durante o período, a fim de evitar aglomerações de pessoas dentro dos veículos. Também serão suspensas todas as obras rodoviárias executadas pelo DER.

Lazer

A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) informou que todos os parques, como o Parque da Criança, ginásios e demais áreas esportivas devem ter o funcionamento suspenso, entre os dias 27 de março e 4 de abril.

Shoppings

De acordo com a assessoria de imprensa do Partage Shopping, apenas os estabelecimentos que trabalham com serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados e lotéricas, devem permanecer funcionando ao longo do feriado. As demais lojas ficam fechadas, e a praça de alimentação funciona apenas por delivery.

Correios

A entrega de correspondências pelos Correios deve ser mantida na próxima semana. Já o atendimento presencial nas agências do órgão pode ser consultado, diariamente, no site do órgão.