Aguinaldo Ribeiro assume liderança da Maioria no Congresso com críticas à condução da pandemia por Bolsonaro

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) foi escolhido como novo líder da Maioria no Congresso Nacional. O paraibano já era líder da Maioria na Câmara Federal e agora assume a função nas duas Casas. Em entrevista exclusiva à CBN Paraíba, ele destacou que o momento é de integrar as duas Casas e fez duras críticas ao governo Bolsonaro por ter ignorado o problema da pandemia.

“O que nos faltou foi primeiro o reconhecimento do problema. Houve um posicionamento do governo de ignorar o problema e ignorar a pandemia não me parece uma medida razoável. Estamos vivendo o pior momento dela”, declarou.

Na avaliação do parlamentar, faltou uma coordenação nacional das ações a serem desenvolvidas por estados e municípios para resolver problemas pontuais de acordo com a diversidade regional do país, baseadas na ciência para que fosse evitado embates político-ideológicos. 

“No momento como este a gente não quer saber quem tem razão, mas das condições necessárias para que a gente possa vencer essa pandemia. Está mais do que claro que só se pode vencer a pandemia com o avanço da imunização nacional e o ministro Pazuello na época desautorizava a comprar a vacina coronavac e tudo isso gera confusão na gestão. Por isso tenho defendido desde o ano passado uma união nacional”, disse.

União

Apesar dos embates, Aguinaldo Ribeiro disse que o momento de união em torno da análise de pautas importantes como a aprovação do Orçamento da União, análise de vetos e projetos que tragam benefícios ao povo brasileiro. 

“Nossa missão é promover uma interlocução com as lideranças das duas Casas e bem como com as duas presidências da Câmara e do Senado. É um desafio maior, mas também vejo como uma oportunidade para ajudar o nosso país e o nosso estado no momento como este em que vivemos da pandemia”, afirmou Aguinaldo.

O paraibano disse que há a necessidade de tratar não apenas das questões sanitárias, em relação às medidas que precisam ser tomadas para o enfrentamento da pandemia, como também nos problemas econômicos decorrentes dela. “Temos crise em diversos setores, como o da cultura, turismo, bares e restaurantes, diversos que faz-se necessário uma atuação firme do Congresso Nacional”, pontuou.

Reforma tributária

Relator do projeto que faz a Reforma Tributária, Aguinaldo disse que a pauta perdeu força no contexto da pandemia, mas defendeu que ela é de suma importância para o desenvolvimento do país. “É extremamente importante para que a gente possa simplificar o sistema tributário brasileiro, com mais transparência. Acredito que seja possível votar este ano”, comentou.

Aguinaldo Ribeiro adiantou que esta articulando uma reunião com os presidentes das duas Casas, o senador Rodrigo Pacheco e o deputado Arthur Lira, para que sejam definidos os procedimentos e o calendário para tramitação da Reforma Tributária. “Mas lógico que a pandemia é a nossa prioridade”, disse.