Testes gratuitos de Covid-19 em João Pessoa; saiba onde fazer

Testes gratuitos de Covid-19 em João Pessoa estão disponíveis no modo teste rápido e RT-PCR/SWAB.

Centro de Testagem de Covid-19 em João Pessoa. Foto: Niaranjan do Ó
Testes gratuitos de Covid-19 em João Pessoa; saiba onde fazer
Centro de Testagem de Covid-19 em João Pessoa. Foto: Niaranjan do Ó

Em João Pessoa, é possível fazer testes gratuitos de Covid-19 em 32 pontos da capital. Os testes RT PCR/SWAB, através da coleta nasal, e o Teste Rápido Sorológico, por meio de uma amostra de sangue, são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

  >>> Covid-19: Ainda existe grupo de risco?
  >>> Teste rápido: é possível descobrir se minha vacinação foi efetiva?

Ambos os testes são ofertados em 31 Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Centro de Testagem, atualmente instalado na Policlínica Municipal de Jaguaribe, antigo Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais). O ônibus com ação de testagem rápida para a Covid-19 está suspenso temporariamente.

Dependendo do caso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também realizam os testes nos pacientes internos.

Quem pode fazer o teste gratuito

Para realizar o teste é necessário estar com algum sintoma gripal e respeitar a janela imunológica definida para cada tipo, que é entre o 3° e 7° dia para o SWAB e após o 10° dia para o teste rápido. Para ter acesso aos testes, é necessário passar por uma triagem, que poderá ser feita por médico ou enfermeiro, que avaliará os sintomas, além da necessidade de testes e qual o mais indicado para cada caso.

A diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Rayanna Coelho, explica que se a pessoa chegar ao serviço no 3° ou 4° dia de sintoma, ela já faz ou é encaminhada para fazer o teste tipo SWAB. Se fizer mais de 10 dias, ela fará o teste rápido.

“Não adianta fazer o teste fora da janela imunológica, ou seja, o SWAB depois do período indicado (7° dia) ou o teste rápido antes porque podemos ter um resultado falso negativo”, alerta Rayanna Coelho.

Resultado do teste

O resultado do teste varia de acordo com o tipo. No teste rápido, a pessoa recebe o resultado em 15 minutos, já no RT PCR a amostra coletada precisa ser analisada em laboratório, sendo enviada ao Lacen Estadual, e o resultado é disponibilizado em cerca de quatro a cinco dias após a coleta.

Dependendo do teste é possível saber se está com a doença no momento e até se possui anticorpos para o vírus.

“Para saber se está com a doença, o melhor teste é o SWAB, que chamamos de padrão ouro. No teste rápido também é possível ter essa informação, caso ele acuse o IGM positivo indica que o vírus está ativo no organismo, mas o diferencial desse teste é o indicador de IGG, que mostra que você já teve a doença e, no momento, está apresentando anticorpos”, explica Rayanna.

Unidades de Saúde da Família que realizam testes de Covid-19 em João Pessoa

DISTRITO SANITÁRIO I:
USF Saúde para Todos
USF Integrada Cruz das Armas I
USF Saúde e Vida
USF Integrada Bairro das Indústrias
USF Nova Conquista
USF Jardim Saúde

DISTRITO SANITÁRIO II:
USF Integrando Vidas
USF Mudança de Vida
USF Vila Saúde
USF Qualidade de Vida
USF Espaço Saúde
USF Grotão

DISTRITO SANITÁRIO III:
USF José Américo Integrada
USF Verdes Mares
USF Nova Esperança
USF Quatro Estações
USF Ipiranga
USF Caminho do Sol
USF Nova União

DISTRITO SANITÁRIO IV:
USF Alto do Céu Integrada
USF Ilha do Bispo
USF Viver Bem
USF Matinha I
USF Róger Integrada
USF Varadouro

DISTRITO SANITÁRIO V:
USF São José
USF Bessa
USF Altiplano I e II
USF Torre Integrada
USF Eucaliptos
USF Timbó I.

Essas são as 31 unidades que realizam os testes, mas não são feitos por atendimento espontâneo. As pessoas com sintomas devem procurar a sua unidade de saúde da família de referência e serão atendidas pelo médico, que encaminhará para a realização dos testes em uma das 31 unidades, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 11h, e das 12h às 16h.

No entanto, a Policlínica Municipal de Jaguaribe realiza o atendimento espontâneo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, por ordem de chegada. O paciente deve apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa.