“O café, bem mais que um produto, é um processo”, diz especialista em café gourmet na PB

De acordo com Salmon Oliveira, cada etapa da produção do café precisa seguir um processo detalhado até chegar no produto final.

“O café, bem mais que um produto, é um processo”, diz especialista em café gourmet na PB

Salmon Oilveira é especialista em café e trabalha há 20 anos com o produto. Segundo ele, “o café, bem mais que um produto, é um processo”. O especialista, que trabalha na São Braz, na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, explica que cada etapa da produção do café precisa seguir um processo detalhado até chegar no produto final.

Conforme explicou Salmon, em entrevista ao Bom Dia Paraíba desta quarta-feira (14), no Dia Mundial do Café, a torra do café tem que seguir um perfil específico para cada matéria-prima, para que ele apresente a melhor bebida no produto final.

Na entrevista, o especialista ressaltou uma das grandes diferenças entre o café gourmet e o tradicional, além do sabor e aroma. “O café gourmet tem o índice de glicose mais alto do que o tradicional. Isso fica claro quando a gente prova e ele tem necessidade de açúcar bem menor do que no tradicional”, explicou.

Parte do trabalho de Salmon é sentir o gosto e cheiro do café. Entre os produtos que contam com a supervisão do especialista, está um que foi premiado nacionalmente como o melhor café gourmet torrado e moído de grande porte.

Com toda experiência no currículo, Salmon afirmou, também, que como especialista, ele consegue saber a origem do café, apenas pelo sabor. “O café ele é o resultado de várias condições, e entre essas condições estão as climáticas, além da terra onde foi plantado, incidência solar… Tudo isso vai causando pequenas alterações no sabor e no aroma do café, que é possivel identifciar a sua origem”, finalizou.