USFs de JP passam a seguir método de atendimento recomendado pelo MS

Método ‘fast-track’ implanta um novo fluxo de atendimento em todas as unidades e começou a funcionar nesta terça-feira (20).

Foto: Ivomar Gomes Pereira/Secom-JP
USFs de JP passam a seguir método de atendimento recomendado pelo MS
Foto: Ivomar Gomes Pereira/Secom-JP

Uma nova forma de atendimento foi implantada pela Secretaria de Saúde de João Pessoa nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital paraibana. O método ‘fast-track’ foi recomendado pelo Ministério da Saúde e propõe um atendimento que isola dos pacientes conforme seus sintomas. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (20).

De acordo com Gilliard Abrantes, gerente de Atenção Básica de João Pessoa, ao chegar à unidade o usuário será recebido por um profissional que fará uma triagem inicial de atendimento, caso apresente algum sintoma de síndrome respiratória, será encaminhado para um setor isolado da unidade onde passará por atendimento de enfermagem e médico. Caso o usuário não apresente sintomas nesse sentido e/ou faça parte de linhas de cuidados, como comorbidades, será encaminhado para outra área e receberá o atendimento correspondente.

Segundo a prefeitura, todo o método foi posto nos 97 prédios de Unidade de Saúde e adotado por todas as 203 Equipes de Saúde da Família que atuam na Atenção Básica. Todos os profissionais que atuam na assistência passaram por um treinamento sobre o método.

A partir desta terça-feira (20) todas as USFs estarão realizando atendimentos tanto de síndrome gripal, quanto de linhas de cuidado, mas sem permitir um contato entre esses pacientes.

As USFs

As Unidades de Saúde da Família da Capital funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Nas USFs, além dos atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, são ofertados serviços como vacinação, aferição de pressão, realização de curativos, acompanhamento de gestantes, puericultura e outros.