Estudante de Campina Grande vence Concurso de Redação de Cartas dos Correios

Luisa Tejo, de 15 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio em uma escola particular no município.

Foto: Arquivo Pessoal
Estudante de Campina Grande vence Concurso de Redação de Cartas dos Correios
Foto: Arquivo Pessoal

Uma estudante de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, venceu a 50ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado pelos Correios. Luisa Tejo, de 15 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio em uma escola particular no município, e concorreu com alunos de todo o Brasil.

De acordo com os Correios, a estudante ganhará um certificado, troféu e participará do evento de reconhecimento nacional, totalmente online e previsto para acontecer no próximo semestre. A redação de Luisa também concorrerá à etapa internacional na disputa, realizada pela União Postal Universal (UPU).

A mãe de Luisa Tejo, Ana Alice, contou ao Jornal da Paraíba que a adolescente começou a escrever nas férias do primeiro ano do Ensino Fundamental I, ainda criança. Ela desenhava e ditava os textos para os pais – a história se chamava “A Família Porco-Espinho”. Aos 9 anos, Luisa revelou que tinha o sonho de ter um livro “de verdade, com capa e tudo”.

Com apenas 11 anos, ela iniciou a escrita do primeiro livro, de literatura fantástica. Em 2015, após uma campanha de financiamento coletivo, a estudante lançou o livro infantil “A Garça Laraça”, que conta a história de uma garça que tenta salvar o Açude Velho, em Campina Grande, da sujeira, para alimentar os filhos.

Na escola onde estuda, a adolescente encontrou apoio para publicar o livro e dar continuidade às obras. No ano seguinte à publicação do livro “A Garça Laraça”, a família se emocionou ao ver a obra se tornar uma peça teatral na instituição de ensino.

Ainda segundo a mãe de Luisa,  a participação no concurso de cartas dos Correios foi uma iniciativa da escola. Agora, com o resultado em mãos, a família se alegra com mais uma importante conquista da jovem escritora.

“Estamos muito felizes! A irmã dela, de 10 anos, nos emocionou com seu pulo de alegria quando vimos o resultado”, comentou Ana Alice, mãe de Luisa Tejo.

No concurso promovido pelos Correios, o tema da redação foi “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19″. A estudante paraibana ficou em 1º lugar no concurso, e dividiu o pódio com outras alunas de Roraima e Alagoas.

Além do reconhecimento através de certificados e troféu, Luisa e a escola onde estuda receberão um prêmio em dinheiro. O Concurso Internacional de Redação de Cartas é uma iniciativa da UPU, na Suíça, e no Brasil é realizado através dos Correios com objetivo de melhorar a alfabetização de jovens por meio de cartas.

*Sob supervisão de Jhonathan Oliveira