Pessoas com comorbidade até 55 anos são vacinadas contra a Covid-19 até este sábado

Prefeitura ampliou a faixa etária de pessoas com comorbidades.

Foto: Divulgação

Pessoas com comorbidade até 55 anos são vacinadas contra a Covid-19 até este sábadoAs pessoas com comorbidades de 57 e 58 anos de idade serão vacinados contra a Covid-19 nesta sexta-feira (7), em Campina Grande. No sábado (8) será a vez das pessoas com comorbidades de 55 e 56 anos.

Neste sentido, a SMS avançou no cronograma que estava previsto para esta semana, em que somente as pessoas a parti de 58 anos seriam vacinadas. A decisão de adiantar uma faixa etária em cada dia foi definida com o Comitê Municipal de Imunização, com o objetivo de acelerar a campanha de vacina contra a Covid-19 na cidade.

A aplicação dessa dose vai acontecer na Pirâmide do Parque do Povo para pedestres e no ginásio O Meninão em formato drive-thru. Na sexta-feira, a vacinação também acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Saúde do município, de 8h às 12h.

Com o objetivo de planejar melhor a campanha de imunização, a SMS está solicitando que as pessoas com comorbidades realizem um cadastro no site da vacinação.

No caso das grávidas e puérperas, elas também serão vacinadas neste sábado (8), das 8h às 12h, na Unifacisa.

As pessoas que vão se vacinar devem entregar, durante o atendimento, uma cópia de um laudo médico que comprove a comorbidade, declaração médica ou receita.

Além disso, é obrigatório apresentar o cartão do SUS, mas não é preciso apresentar título de eleitor, que foi exigido inicialmente para comprovar que o cidadão é de Campina Grande.

As pessoas com comorbidades que têm direito à vacina são aquelas que tem diabetes, hipertensão arterial, pneumopatias crônicas graves, insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, grandes vasos e físicas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença renal crônica, doença cerebrovascular, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, e cirrose hepática.

A vacinação para pessoas com comorbidades já começou com gestantes e puérperas, pacientes renais crônicos e pessoas com Síndrome de Down.

A cidade de Campina Grande recebeu, até esta sexta-feira (7), 119.998 unidades de vacina. Foram aplicadas 74.311 da primeira dose e 25.323 da segunda dose, totalizando 82% de aplicação do total de doses recebido, segundo o Ministério da Saúde.