Enem 2021 deverá acontecer apenas em 2022, diz presidente do Inep

Portaria com metas do instituto, publicada nesta semana, prevê ‘planejamento e preparação técnica’, sem aplicação do exame.

Foto: Divulgação
Enem 2021 deverá acontecer apenas em 2022, diz presidente do Inep
Foto: Divulgação

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 deverá ser aplicado apenas em janeiro de 2022. A informação foi dada por Danilo Dupas Ribeiro, presidente do Inep, órgão responsável pela prova, ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

A presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, confirmou ao G1 a informação. Segundo ela, Ribeiro afirmou que há problemas no orçamento para a realização da prova e que uma portaria deverá ser publicada nesta sexta-feira (14) sobre o tema.

A edição anterior do Enem, a de 2020, também foi aplicada fora do ano previsto, devido à pandemia da Covid-19. A prova foi adiada e aconteceu apenas janeiro de 2021.

Ribeiro é presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova. O CNE é o órgão que assessora o MEC na elaboração de políticas nacionais.

Uma portaria publicada na quarta-feira (11) com as metas globais do não inclui a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, considerado o maior vestibular do país.

Nesta semana, uma portaria publicada com as metas do ano para o Inep não previam a realização do exame, somente “planejamento e preparação técnica”. Segundo o documento, elas foram elaboradas a partir da análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

Outras provas feitas pelo Inep constam entre as metas com a descrição de “exames realizados“, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Também estão previstas a realização do Censo do Ensino Superior e da Educação Básica.