Centro de Testagem passa a funcionar no Cais de Jaguaribe, em João Pessoa

Teste é gratuito, mas é necessário apresentar sintomas da doença.

Foto: Divulgação/PMJP
Centro de Testagem passa a funcionar no Cais de Jaguaribe, em João Pessoa
Foto: Divulgação/PMJP

O Centro de Testagem para Covid-19 de João Pessoa passa a funcionar, a partir desta segunda-feira (17), no Cais de Jaguaribe. O teste é gratuito, mas é necessário apresentar sintomas da doença.

Além do novo Centro de Testagem, o cidadão pode realizar o teste em um dos 20 pontos espalhados pela cidade, nas unidades de saúde da família. Os testes são do RT-PCR/SWAB, através da coleta nasal, e o teste rápido sorológico, por meio de uma amostra de sangue.

Em 2021, já foram realizados 26.769 testes e, a partir desta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar a aplicação de teste do tipo RT-PCR/SWAB, para 200 exames por dia, ultrapassando a média dos meses anteriores.

Para realizar o teste gratuito é necessário estar com algum sintoma gripal e respeitar a janela imunológica definida para cada tipo, que é entre o 3º e 7º dia para o Swab e após o 10º dia para o teste rápido.

Para ter acesso aos testes, é necessário passar por triagem, que poderá ser feita por médico ou enfermeiro, que avaliará os sintomas, além da necessidade de testes e qual o mais indicado para cada caso.