Colégio agrícola da UFPB oferece 195 vagas em cursos técnicos

Inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (17) e vão até o dia 20 de junho. Veja lista com vagas ofertadas.

Colégio agrícola da UFPB oferece 195 vagas em cursos técnicos

Um processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura, Nutrição e Dietética e Ciências da Natureza foi aberto pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade integrante do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Todos os cursos são para ingresso no semestre letivo de 2021.1, com início das aulas no dia 12 de julho. De acordo com a UFPB, estão sendo oferecidas 195 vagas. As inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (17) e vão até o dia 20 de junho. Veja lista com vagas ofertadas abaixo.
Conforme a universidade, os candidatos devem se inscrever de forma online. Não será cobrada taxa de inscrição para participação no processo seletivo. A seleção será realizada em única fase, a partir da análise do histórico escolar.
Os cursos ofertados são na modalidade de ensino profissional presencial. Porém, em função da pandemia da Covid-19, as aulas serão desenvolvidas remotamente, enquanto perdurar o distanciamento social. Os cursos técnicos atendem tanto a candidatos da zona rural como da zona urbana.

Veja lista com vagas ofertadas

  • 35 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária Integrado, na modalidade Proeja.
  • 40 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária Subsequente.
  • 40 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria Subsequente.
  • 25 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Aquicultura Subsequente.
  • 40 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Nutrição e Dietética Subsequente.
  • 15 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Laboratório de Ciências da Natureza Subsequente.
Serão disponibilizadas 5% das vagas de cada curso para pessoas com deficiência. Além disso, o CAVN reserva 50% do total das vagas ofertadas por curso para candidatos egressos de escolas públicas, sendo que metade será reservada para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e a outra metade será reservada para candidatos egressos de escolas públicas, independente da renda.
Dentro dos 50% de vagas reservadas tanto para candidatos egressos de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, quanto para candidatos egressos de escolas públicas, independente da renda, haverá uma nova subdivisão na qual será aplicado um percentual para reserva de vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e não autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
O resultado final do processo seletivo, após os recursos, será divulgado no dia 28 de junho de 2021, na Secretaria do CAVN e no site da UFPB. A matrícula dos classificados na 1ª chamada do processo seletivo acontecerá no período de 29 de junho a 5 de julho, presencialmente, na Secretaria do CAVN, em Bananeiras, nos dias úteis, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h, ou à distância, mediante envio da documentação ao e-mail: sec.cursos.cavn@gmail.com.
Ainda conforme a UFPB, as matrículas dos candidatos classificados na 2ª chamada do processo seletivo acontecerão, ou presencial ou à distância, entre os dias 7 e 9 de julho. O início do período letivo está previsto para dia 12 de julho.