Após lotação de Hospital de Patos, pacientes são transferidos para outras cidades

Direção diz que apesar de lotação, todos foram regulados em leitos.

Duas crianças morreram em 2023 devido o vírus da gripe – Foto: Francisco França/Secom-PB
óbitos por Covid-19
Foto: SES

Por causa da ocupação total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Patos, pacientes estão sendo remanejados para o Hospital Regional de Cajazeiras e para o Hospital de Clínicas de Campina Grande. Os pacientes que precisam de leitos de enfermaria, por sua vez, são levados para o Hospital Infantil Noaldo Leite.

A informação foi confirmada pelo secretário da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Geraldo Medeiros. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento que várias ambulâncias com pacientes com Covid-19 chegam para regulação no hospital de Patos, mas a direção diz que, apesar de lotação, todos foram regulados em leitos.

De acordo com o levantamento diário do Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, na manhã desta quinta-feira (20), apenas dois dos 32 leitos de UTI Covid não estavam ocupados.

Já dos 35 leitos de enfermaria, também destinados a pacientes com Covid-19, 34 estão ocupados. Segundo a SES, a rede estadual de hospitais tem a função de remanejar os pacientes de uma macrorregião para outra, caso haja a lotação, como acontece no Sertão da Paraíba, que corresponde a 3ª Macrorregião de Saúde.

O vídeo que circula nas redes que demonstra a lotação foi esclarecido pela direção do hospital. “Isso ocorreu em função dos veículos terem chegado na unidade num mesmo momento e ter que esperar a admissão dos pacientes como é praxe em qualquer unidade de saúde. Além disso, tivemos uma mudança muito rápida no crescimento de solicitação de vagas pela Central de Regulação, o que motivou a chegada de ambulâncias simultaneamente. Mas, todos os pacientes foram admitidos já que tinham sido regulados e já foram encaminhados com a certeza de que ao chegar na unidade já teriam assegurado seus leitos para internação. Portanto, apesar da fila que se formou em função da admissão, todos os pacientes foram acolhidos e admitidos sem nenhum prejuízo em seus quadros clínicos”.

Ainda de acordo com o secretário Geraldo Medeiros, a lotação dos hospitais do Sertão pode ter acontecido pelo não cumprimento das medidas restritivas estabelecidas pelo estado. “O nosso alerta, emitido há três semanas, não foi absorvido por uma parcela da população”, disse.

Um levantamento divulgado na terça-feira (18), pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) mostrava que todos os hospitais de referência no combate à Covid-19, no Sertão da Paraíba, estavam com os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.

Ainda conforme o CRM, um colapso no sistema de saúde da região é apontado, apesar do incremento do número de leitos de UTI entre os meses de março e maio, passando de 61 para 75. De acordo com o CRM, os hospitais de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó estão sobrecarregados.