João Azevêdo anuncia instalação de 28 leitos para Covid-19 no Sertão da Paraíba

A escolha pela região se justifica pelos os altos números de internações.

Foto: Divulgação/Secom-JP
João Azevêdo anuncia instalação de 28 leitos para Covid-19 no Sertão da Paraíba
João Azevêdo anuncia instalação de 28 leitos para Covid-19 no Sertão da Paraíba. Foto: Divulgação/Secom-JP

O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou, nesta quarta-feira (26), a abertura de 14 novos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Sertão paraibano. Os equipamentos serão instalados no Hospital Regional da cidade de Sousa e começarão a receber pacientes a partir do dia 1º de junho. Atualmente, a rede hospitalar paraibana tem 1.266 leitos Covid, sendo 559 de UTI e 707 de enfermaria.

Também foi anunciada a implantação de outros 14 leitos de UTI na região, sendo 10 em Patos e outros quatro em Cajazeiras, chegando a 28 espaços para internação no total. A escolha pelo Sertão tem como justificativa os altos números de internações, chegando a 92% de ocupação em relação aos leitos de UTI adulto.

O acesso aos novos leitos será exclusivamente através do Centro Estadual de Regulação Hospitalar do Estado. De acordo com o Governo da Paraíba, após uma adequação no prédio do Hospital Regional de Sousa, serão implantados – além dos 14 leitos – outros 10 espaços de internação com suporte ventilatório, todos dedicados ao tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, a ampliação dos leitos é um esforço necessário para atender a população, mas ressalta que algumas medidas são fundamentais para diminuir a propagação dos vírus e, consequentemente, o aumento no número de pacientes internados.

“É uma situação extremamente preocupante e é fundamental lembrar que o esforço mais importante é o da população, com o uso de máscaras e sem provocar aglomerações, pois o vírus vive nos nossos encontros”, disse Beltrammi.