Mafioso italiano preso na Paraíba é transferido para Brasília

Foragido desde 2019, Rocco desembarcou na capital federal nesta terça-feira (25). Ele é um dos 10 traficantes mais procurados pela Interpol.

mafioso italiano
O mafioso italiano Rocco Morabito foi preso na Paraíba.

O mafioso italiano Rocco Morabito, que foi preso pela Interpol na Paraíba, foi transferido pela Polícia Federal para Brasília. O homem é considerado um dos 10 traficantes mais perigosos da máfia italiana e  desembarcou na capital federal nesta terça-feira (25). O traficante foi preso na segunda-feira (24), em um hotel de João Pessoa.

Ele estava foragido desde o ano 2019, quando fugiu de um presídio no Uruguai, enquanto aguardava extradição.

Nesta terça-feira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou que Rocco fosse transferido para “estabelecimento prisional do Sistema Penitenciário Federal”. Entretanto, a decisão não mostra em qual unidade prisional o investigado foi alocado.

Após a determinação, o italiano chegou ao Distrito Federal. No Brasil, há cinco unidades prisionais federais. Uma delas fica em Brasília.

A prisão

A prisão de Rocco Morabito aconteceu em um hotel no bairro de Tambaú. Com ele estavam outros dois estrangeiros, sendo um italiano identificado como Vicenzo, que também está na lista dos 30 mais procurados da Itália. O outro homem que estava no local não tinha nenhum mandado de busca por nenhuma polícia.

Nesta terça-feira, a Polícia Federal concedeu uma entrevista coletiva falando sobre a prisão. Rocco e Vicenzo são integrantes da ‘Ndrangheta, uma associação mafiosa da Itália considerada uma das mais perigosas do mundo, estando envolvida em crimes de tráfico de drogas, de armas, de pessoas e também lavagem de dinheiro.

Morabito é procurado pela polícia italiana desde a década de 1990. Em 2017 ele foi preso no Uruguai, após investigações conjuntas entre polícias de vários países, mas fugiu da cadeia dois anos depois. Desde então, a polícia apura a passagem dele por pelo menos três estados brasileiros.

“A operação que resultou na prisão dele iniciou-se ano passado, com o projeto I-Can, que envolve 11 países contra a ‘Ndrangheta e a partir disso fortalecemos a busca pelo Rocco. Recentemente descobrimos que ele estava na Paraíba e conseguimos prendê-lo em João Pessoa”, disse Paulo Gustavo Maiurino, diretor geral da PF na coletiva.