Operação prende policiais militares suspeitos de tortura e tráfico na PB

MPPB e PM realizaram a operação Arrebate para investigar PMs que ficavam com materiais apreendidos.

Operação prende policiais militares suspeitos de tortura e tráfico na PB

Uma operação realizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pela Polícia Militar prendeu quatro PMs na manhã desta quinta-feira (27). Os policiais são suspeitos de peculato militar, tortura, associação criminosa armada e tráfico de drogas em João Pessoa. A “Operação Arrebate” visa combater crimes cometidos por PMs.

Segundo o MPPB, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva contra os policiais militares e cinco de busca e apreensão nas residências dos investigados, nas viaturas e veículos particulares e também no 5º Batalhão da PM, no bairro de Valentina Figueiredo, onde eles trabalhavam. 

A operação foi feita a partir de um procedimento de investigação criminal, instaurado no Núcleo de Controle da Atividade Policial (Ncap), a partir de uma denúncia anônima informando que uma guarnição em uma viatura da PM, comandada por um sargento, estava cometendo crimes. 

O nome da operação, arrebate, vem da constatação na investigação de que os PMs arrebatavam ou tomavam para si as drogas, armas e dinheiro apreendidos durante ações policiais. 

Além do Ncap e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), ambos órgãos do MPPB, também colaboram com a investigação o setor de Inteligência e a Corregedoria da PM. A operação tem apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e também do 5º BPM.