PB bate recorde de internações de pacientes com Covid-19 em um dia após 115 registros nas últimas 24 horas

Macrorregião de saúde de João Pessoa lidera número de novas internações.

Duas crianças morreram em 2023 devido o vírus da gripe – Foto: Francisco França/Secom-PB
PB bate recorde de internações de pacientes com Covid-19 em um dia após 115 registros nas últimas 24 horas
Foto: Francisco França/Secom-PB

A Paraíba bateu o recorde de internações de pacientes com Covid-19 em dia, entre a quarta-feira (26) e esta quinta-feira (27). Apenas nas últimas 24 horas, 115 pacientes infectados pelo novo coronavírus precisaram ser hospitalizados.

Internações por macrorregião de saúde:

  • 1ª macrorregião – João Pessoa: 61
  • 2ª macrorregião – Campina Grande: 27
  • 3ª macrorregião – Sertão: 24

Os pacientes hospitalizados têm idades entre 21 e 89 anos. No último dia 20 de maio, 109 pessoas haviam sido internadas.

O secretário executivo de saúde do estado, Daniel Beltrammi, falou sobre o perfil de casos da doença que encontrou em cidades do Sertão paraibano.

“Especialmente os mais jovens ainda desconsiderando o que o vírus pode fazer. Eu estive em Cajazeiras, Patos e Sousa. O número de pessoas jovens internadas precisando de cuidados intensivos é muito elevado”, lamentou.

O secretário ressaltou que todo sistema de saúde tem limite. De acordo com ele, a ampliação de leitos não se trata apenas de uma questão de dispor de camas e equipamentos, mas também dos profissionais de saúde que exaustos após mais de um ano na linha frente do combate à pandemia.

Daniel informou, ainda, que a transferência de pacientes entre as macrorregiões de saúde é comum. Isso geralmente acontece para que a pessoa receba o tratamento necessário o mais rápido possível. No entanto, ele faz uma alerta, contanto que o sistema de saúde pode não suportar.

“Por mais que a gente abra leitos, a velocidade que os casos estão acontecendo e as internações também, é muito difícil acompanhar”, finalizou.