Justiça determina que escritório assine carteira de advogados associados

Justiça do Trabalho confirmou as irregularidades e reconheceu que há relação de emprego em contratos de advogados associados.

Foto: Divulgação
Justiça determina que escritório assine carteira de advogados associados
Paraíba perdeu 136 postos de trabalho em fevereiro de 2021, diz Caged

Após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), o escritório de advocacia Marcos Inácio Advogados, em João Pessoa, foi condenado a pagar R$ 100 mil por danos morais coletivos e a reconhecer como empregados os seus associados. A Justiça do Trabalho confirmou as irregularidades e reconheceu que há relação de emprego em contratos de advogados associados, determinando que o escritório deve assinar a Carteira de Trabalho dos advogados contratados enquanto empregados, assegurando a eles direitos trabalhistas, como 13º salário, FGTS e horas extras.

O escritório Marcos Inácio informou que o processo ainda está em trâmite e que será objeto de recurso. “Quanto a referida ação constante da matéria, a Marcos Inácio Advogados esclarece que sempre manteve a regular atuação dos seus advogados por meio de contrato de associação reconhecido como instrumento hábil pela OAB, sem qualquer tipo de desvirtuamento”, diz a nota de Tanielle Freire, diretora jurídica do Marcos Inácio.

A sentença foi proferida pelo juiz do Trabalho substituto Francisco de Assis Barbosa Junior, da 5ª Vara do Trabalho da capital, e determina que o escritório Marcos Inácio Advogados “não imponha aos profissionais autônomos da advocacia deveres típicos de uma relação empregatícia, abstendo-se de impor-lhes regras e horários ou de fazer-lhes outras exigências incompatíveis com o exercício da atividade profissional e inerentes a uma relação de emprego”.

A Justiça do Trabalho determinou, ainda, que o escritório “se abstenha de contratar ou manter empregados sem a devida anotação da relação de emprego na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS”. Ainda de acordo com a sentença, o escritório deverá “assinar a CTPS dos advogados contratados enquanto empregados, fazendo constar este vínculo e assegurando-lhes os demais direitos trabalhistas inerentes à relação de emprego, como gratificações natalinas, FGTS, horas extras e férias acrescidas de 1/3”.

A ação civil pública foi ajuizada pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna.

“Essa condenação serve de alerta para muitos escritórios de advocacia da Paraíba, que praticam a mesma fraude, utilizando o contrato de sociedade para fraudar verdadeira relação de emprego. O MPT tem várias investigações com o mesmo objetivo, as quais possivelmente serão demandadas na Justiça”, afirmou Varandas.

Mesmo com a procedência da sentença, em quase todos os pontos denunciados pelo MPT, o procurador informou que o órgão irá recorrer para aumentar o valor da condenação. “Acreditamos que o valor imposto pelo juízo é bem inferior à gravidade do ato perpetrado contra o ordenamento trabalhista”, concluiu Eduardo Varandas.