Após ataque de abelhas no Campeonato Paraibano, bombeiro dá dicas de como agir

Jogadores do São Paulo Crystal e Sousa se depararam com um enxame durante partida.

Reprodução/Jornal da Paraíba
Após ataque de abelhas no Campeonato Paraibano, bombeiro dá dicas de como agir
Reprodução/Jornal da Paraíba

Situações em que abelhas sobrevoam ambientes onde seres humanos estão podem representar um risco à saúde. Nesta terça-feira (1º), enquanto jogavam a semifinal do Campeonato Paraibano 2021 no Estádio Marizão, em Sousa, no Sertão da Paraíba, jogadores do São Paulo Crystal e Sousa presenciaram uma situação com essa (assista ao vídeo abaixo).

>>> Veja o gol e os melhores momentos de Sousa 1 x 0 São Paulo Crystal 

O Jornal da Paraíba ouviu o tenente Suênio, do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, para trazer dicas sobre o que fazer em caso de ataque de abelhas. Segundo o tenente, caso haja perseguição real de abelhas, ou seja, quando elas realmente estão atacando, o ideal é se jogar ao chão, assim como fizeram os jogadores do Sousa e São Paulo Crystal.

“O ideal é se jogar no chão, de modo que elas (as abelhas) sobrevoem acima do corpo humano. Outra opção é fugir em movimento de zig-zag, ou ainda se jogar onde haja água, como em piscinas e açudes, já que as abelhas não vão para a água”, explica.

Caso aconteça o incidente propriamente dito, ou seja, a abelha pique o ser humano, é importante proteger as regiões do pescoço e da face para evitar maiores danos a saúde, ainda de acordo com o agente.

“Em caso de ataque, sempre proteger pescoço e rosto e lembrar que, quando a abelha pica, deixa parte do abdome encrustado no corpo da vítima, e libera um odor que faz com que as outras abelhas venham ao ataque”, pontua.

Picadas de abelha podem ocasionar choque anafilático e graves reações alérgicas tanto em seres humanos como também em animais. Por isso, tenente Suênio também alerta para a necessidade de proteção dos bichos em caso de sobrevoo do enxame.

“O ideal é buscar se manter afastado, retirar também os animais de perto, e, em caso de ataque, buscar local onde haja água. Caso não ache, se jogue ao chão e deixar elas sobrevoarem”, conclui.

Os Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande atendem pessoas vítimas de picadas de abelha. A população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo Disque 193, para retirar abelhas e enxames de locais fechados.