Exposição fotográfica em Bayeux retrata sentimentos de mulheres contra a violência doméstica

Fotografias ficam expostas até a sexta-feira (4).

Exposição fotográfica em Bayeux retrata sentimentos de mulheres contra a violência doméstica
Exposição fotográfica em Bayeux retrata sentimentos de mulheres contra a violência doméstica / Foto: Íris de Lima

A exposição fotográfica chamada de “O silêncio que fere”, idealizada pela educadora Íris de Lima Silva e mulheres do Conjunto Mário Andreazza, está aberta para visitação até a sexta-feira (4). A iniciativa tem a finalidade de revelar os sentimentos das mulheres e denunciar atos de violência doméstica.

A visitação pode ser feiras a partir das 14h, Centro de Mulheres Jardim da Esperança, no Comercial Norte, em Bayeux.

Íris de Lima retrata nas fotos a interpretação que as mulheres fazem sobre a violência.

“A ideia foi registrar a percepção das mulheres sobre a violência doméstica. Produzimos as fotos conversando com cada uma das mulheres tentando extrair ao máximo os sentimentos delas. Sentamos e discutimos com o Centro as que mais se aproximavam desse universo vivenciado pelas mulheres. Tivemos a preocupação de produzir fotos também que se distanciavam da violência para revelar a fase da superação e do fortalecimento da autoestima”, disse.

O projeto também integra cerca de 150 fotografias dessas mesmas mulheres após quebrarem o ciclo da violência como um exemplo para outras vítimas.

Realizada pelo Centro de Mulheres Jardim Esperança e pelo Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), a exposição integra as ações do ‘Comunidade Mais Segura’, vinculado ao Projeto de Redução da Violência que tem foco no protagonismo das pessoas, no combate às diversas formas de violência, na defesa dos direitos humanos e na formulação de propostas de políticas públicas que resultem na plenitude da cidadania.

A exposição conta com o apoio do Ministério Público da Paraíba sediado em Bayeux, da Secretaria Municipal da Mulher, a Unidade de Polícia Solidária da Polícia Militar e a Rede Carolinas.