CRM constata superlotação e falta de insumos básicos no Trauminha, em JP

Pacientes estavam há dias em macas, nos corredores, esperando por atendimentos, segundo o CRM-PB.

Foto: Divulgação/CRM-PB
CRM constata superlotação e falta de insumos básicos no Trauminha, em JP
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Uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), realizada na quarta-feira (9), encontrou superlotação e falta de insumos básicos para realização de procedimentos médicos no Hospital de Ortotrauma de Mangabeira, o Trauminha, em João Pessoa.

Segundo o CRM, durante a vistoria doze pacientes estavam em macas, nos corredores do hospital. Eles relataram que estavam há mais de cinco dias aguardando vaga no setor de enfermaria.

Também foi constatada a falta de insumos básicos, como luvas, fios de sutura, drenos e medicamentos, o que teria provocado a suspensão de procedimentos cirúrgicos.

CRM constata superlotação e falta de insumos básicos no Trauminha, em JP
Foto: Divulgação/CRM-PB

Ainda de acordo com o CRM, o hospital apresenta diversos problemas de infraestrutura, e apesar da reforma em alguns setores, outros apresentam mofo nas paredes e no teto, como a ortopedia, o repouso médico e o setor de imagem.

Há, ainda, um buraco no teto sobre a passarela de acesso às enfermarias da ortopedia, ocasionando acúmulo de água. Os elevadores do hospital estão desativados há mais de um ano.

Na sala de medicação, todas as poltronas estavam ocupadas por pacientes que estavam no local há horas ou até uma semana, esperando por cirurgia ortopédica. O local, portanto, era usado para pacientes que deveriam estar em enfermarias.

O aparelho de ultrassonografia está quebrado e foi recolhido para manutenção, e por isso a realização desse exame foi suspensa. O abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estava em ordem, mas faltava luvas em alguns tamanhos, e outras estavam em mau estado de armazenamento.

O CRM-PB encaminhou um relatório da fiscalização para a direção do hospital e para a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. Os gestores têm cinco dias para adquirir os insumos essenciais, e 15 dias para apresentar um planejamento permanente.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa afirmou que está tomando as providências necessárias para solucionar os problemas constatados, e que uma nova área de enfermaria está sendo finalizada para acomodar os pacientes de forma mais confortável.