Serviço aeromédico é criado na Paraíba com aeronave adaptável

Serviço ainda não começou a funcionar, mas será operado pelo Corpo de Bombeiros.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Serviço aeromédico é criado na Paraíba com aeronave adaptável
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O serviço aeromédico em todas as regiões do Estado foi criado na Paraíba e utilizará uma aeronave adaptável, que já está sob posse do Corpo de Bombeiros. A ação do Governo do Estado é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, por meio do Corpo de Bombeiros, e a Secretaria de Estado da Saúde.

Além do serviço de UTI aérea para o transporte de pacientes de maneira programada, regulados por meio da Secretaria de Saúde, a aeronave será utilizada também na captação de órgãos e tecidos, transporte inter-hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais do Governo, da Secretaria da Segurança e do Corpo de Bombeiros.

O serviço ainda não começou a funcionar. Na etapa atual, as pessoas que vão participar do serviço estão sendo treinadas.

A aeronave vai funcionar operada pelo Corpo de Bombeiros. Ela é adaptável e é composta por uma maca para transporte de adultos e crianças, e pode se transformar em uma incubadora, podendo transportar também recém-nascidos. A aeronave está configurada para trabalhar com o piloto, copiloto e, junto ao paciente, um médico e um enfermeiro.