‘Treineiros’ poderão participar apenas do Enem 2021 na versão impressa, confirma Inep

Candidatos que querem testar conhecimentos não poderão realizar as provas de maneira virtual.

Foto: Divulgação/MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, nesta quinta-feira (17), que os “treineiros” poderão participar da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Conforme previa o edital das provas, eles só ficarão de fora da versão digital.

São considerados treineiros candidatos que não terão terminado o ensino médio em dezembro de 2021, mas que querem testar seus conhecimentos e exercitar o processo de fazer a prova. Eles não podem usar os resultados para ingressar no ensino superior.

Segundo o jornal “O Globo”, o Inep discutia internamente a possibilidade de excluir os “treineiros” da edição deste ano, para poupar custos. Nesta quinta-feira (17), a autarquia confirmou que eles serão, sim, aceitos.

As data de inscrição (30 de junho a 14 de julho) e de aplicação do exame (21 e 28 de novembro) serão as mesmas para todos. No entanto, a divulgação dos resultados para treineiros acontece 60 dias após a divulgação dos resultados de candidatos convencionais.