Comidas de milho causam gastrite? Médico explica

Festas juninas têm como base muitos alimentos à base de milho. Médico fala sobre riscos da ingestão das comidas de milho em excesso.

São João, a época mais gostosa do ano, chegou e com ela muitas comidas típicas das festas juninas. No entanto, é importante não exagerar, pois o consumo em excesso de comidas de milho pode causar prejuízos à saúde. De acordo com o médico Cássio Virgílio, alguns alimentos sozinhos são saudáveis, mas é preciso ter cautela na associação de outros alimentos antes do consumo.

“Alguns alimentos podem prejudicar o estômago, causar a contração da vesícula de duas formas: ou pela presença dele ou pela associação provocando liberação de outras substâncias”, explicou.

Comidas de milho causam gastrite e azia?

Sobre o milho provocar doenças como azia e crise de gastrite, o médico explicou que, na grande maioria das vezes, a pessoa já tem aquela doença e que sozinho, o milho não é prejudicial à saúde. “A azia pode ser fisiológica. Até 7% das pessoas podem ter um episódio de refluxo mensal e mesmo assim não ser patológico. Mas, geralmente, a pessoa já tem algum fator que propicia a azia”, disse.

Ainda conforme o médico, existem alguns medicamentos que, mediante prescrição médica, podem ser administrados antes da ingestão das comidas com base de milho para que sintomas como azia ou desconforto no estômago não sejam sentidos ou sejam aliviados.

“Os tratamentos são individuais, mas existem medicamentos que podem ser tomados antes do consumo dos alimentos ou uma vez por dia para bloquear a ação do ácido”, relatou.

O médico alerta que a alimentação é seletiva e que cada organismo funciona de uma forma. “O que a gente recomenda é que os excessos sejam evitados”, concluiu.