PSB vai à Justiça contra privatização da Eletrobras, diz Gervásio Maia

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

PSB vai à Justiça contra privatização da Eletrobras, diz Gervásio Maia
Foto: Agência Câmara

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) informou que o partido vai à Justiça contra a venda da Eletrobras. O texto-base, que abre caminho para a privatização da empresa, foi aprovado ontem por 258 votos a favor e 136 contra na Câmara dos Deputados.

Gervásio, que votou contra a privatização da Eletrobras, lamentou a venda da companhia e alertou para o aumento da tarifa de energia.

>>Privatização da Eletrobras: saiba como cada deputado federal da Paraíba votou 

“O governo vai entregar a sexta companhia mais lucrativa do país  por um valor irrisório e vai jogar a conta para o povo brasileiro pagar. Isso tudo às pressas, no meio de uma grave crise energética e no momento que o país vive a tragédia de uma pandemia que já tirou a vida de 500 mil pessoas”, lamentou o vice-líder da oposição na Câmara.

Privatização

Depois de duas tentativas frustradas de promover a privatização da Eletrobras, por meio de projetos de lei, o governo Bolsonaro conseguiu aprovar em definitivo a medida provisória que prevê sua capitalização.

Com a privatização, o governo federal fica obrigado a comprar energia de usinas termelétricas movidas a gás natural, em locais onde ainda não há gás natural, o que vai significar que o consumidor de energia vai ter que financiar a expansão de gasodutos.