Homem com Covid-19 que viajava em táxi com mais 4 pessoas é detido por descumprir isolamento social

Suspeito informou que sabia sobre o diagnóstico positivo para a doença.

Homem com Covid-19 que viajava em táxi com mais 4 pessoas é detido por descumprir isolamento social na PB / Foto: PRF
Homem com Covid-19 que viajava em táxi com mais 4 pessoas é detido por descumprir isolamento social
Homem com Covid-19 que viajava em táxi com mais 4 pessoas é detido por descumprir isolamento social na PB / Foto: PRF

Um homem de 29 anos foi detido, na noite da terça-feira (22), por estar contaminado com a Covid-19 e descumprir a determinação médica de se isolar. A abordagem feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) aconteceu no município de Pocinhos, no Agreste paraibano, enquanto ele viajava em um táxi com mais quatro pessoas.

O homem teria saído do município de Itapema, em Santa Catarina, e tinha como destino a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba. Durante a viagem, ele utilizou aviões, ônibus e carros. À polícia, ele informou que sabia sobre o diagnóstico positivo de infecção pelo novo coronavírus.

No veículo, estavam o condutor e quatro passageiros. Os ocupantes do táxi, que foi parado enquanto saía de um terminal rodoviário, não se conheciam.

A equipe de policiais percebeu que um passageiro estava nervoso, o que elevou a suspeita da equipe. Após verificar a bagagem do homem, os policiais verificaram que havia vários documentos hospitalares datados de 20 de junho de 2021, informando a contaminação do homem pelo vírus da Covid-19 e determinando o isolamento para não contaminar outras pessoas. Na documentação havia diagnóstico médico, resultado positivo de teste do tipo PCR e atestado médico com determinação de repouso e isolamento por 10 dias.

O homem foi questionado pela equipe policial sobre a sua contaminação e o motivo da viagem. Ele informou que no dia 17 de junho estava no município de Joinville, em Santa Catarina, quando sentiu os primeiros sintomas característicos da doença, como falta de ar, aceleração do coração e dor de cabeça.

Em seguida, embarcou em ônibus para a cidade de Itapema, ainda no estado catarinense, para procurar atendimento médico.

Mesmo após o resultado dos exames confirmar a contaminação por Covid-19 no dia 20 de junho e a recomendação médica de isolamento e repouso, o homem resolveu viajar para a cidade de Patos.

Viagem de avião com conexão

Ele ainda informou aos policiais que embarcou em um avião no município de Navegantes, em Santa Catarina, fez conexão no Rio de Janeiro e desembarcou em João Pessoa, capital paraibana. Em seguida, entrou em um táxi e chegou até o município de Pocinhos, onde pegou o veículo abordado e prosseguiria viagem até Patos.

Ele disse também que não informou a ninguém sobre sua condição de saúde porque em nenhum momento foi questionado.

A equipe da PRF deteve o homem, acionou a central de vigilância epidemiológica do município de Pocinhos e fez um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele foi encaminhado a hospital no município de Campina Grande e responderá pelo crime de infração de medida sanitária preventiva.