Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Itaporanga

Agora, o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Itaporanga
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O município de Itaporanga, na Paraíba, entrou em situação de emergência por estiagem, conforme reconhecimento da Defesa Civil Nacional, publicada na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU). Municípios que ficam na Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Santa Catarina e Amazonas também passam pela mesma situação.
Após o reconhecimento federal, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Sete municípios da Bahia obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem que atinge o estado. Em todo o estado, há 111 municípios em situação de emergência, a maioria por estiagem, mas também por causa de chuvas e tempestades.No Rio Grande do Norte, três cidades entraram em estado de emergência por estiagem. No estado, 78 municípios estão na mesma condição, quase todos por seca ou estiagem.

Em Santa Catarina, um município segue em estado de emergência por estiagem, assim como na Paraíba. Já no Amazonas, uma cidade obteve o reconhecimento federal devido a inundações.