Pagamento com desconto do IPVA termina nesta quarta para placa final 6

Imposto deve ser pago em cota única e à vista para que haja desconto de 10%.

Proprietários de veículos de placa com final 6 têm até esta quarta-feira (30) para efetuar o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), com desconto de 10%, na Paraíba. O imposto deve ser pago em cota única e à vista para que o desconto seja aplicado.

De acordo com o Governo do Estado, os contribuintes possuem duas opções de pagamento do tributo, a primeira delas em três parcelas, sem o desconto, e a segunda com o pagamento total do IPVA no dia 31 de agosto, também sem o desconto, juros e multa. Na primeira opção, a primeira parcela tem vencimento até o dia 10 deste mês.

A impressão dos boletos do IPVA é feita pela internet, através do portal da Sefaz e do Detran. O pagamento deve ser feito em agências bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou no serviço de autoatendimento, casas lotéricas ou aplicativos de bancos.

Os locais para pagamento do IPVA foram ampliados pela Sefaz, caso o contribuinte escolha no ato de impressão a opção ‘Ficha de Compensação’, podendo pagar em casas lotéricas e correspondentes de toda a rede bancária. Se a opção permanecer no Documento de Arrecadação (DAR), o pagamento deve ser feito no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O contribuinte deve ficar atento às regras da impressão para pagamento por Ficha de Compensação. A primeira delas é o tempo de espera para pagar, com limite de até 60 minutos para ser registrado no sistema de pagamentos da rede bancária. Ou seja, se o pagamento for realizado na mesma data de impressão, em virtude das normas recentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os contribuintes vão precisar esperar até 60 minutos antes de efetuar o pagamento diretamente na rede bancária ou nas lotéricas.

Veja também  Atendimento presencial na Defensoria Pública da Paraíba é retomado

Categorias como portadores de deficiência física, além da deficiência visual, mental ou autista, taxistas, veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e de motoboys até 150 cilindradas, de placa final 6, que pediram, no ano passado, a isenção do IPVA, precisam enviar a documentação via e-mail até o dia 30 de junho para comprovar a isenção e gozar do benefício em 2021. Neste mesmo dia, essas categorias já podem pedir a isenção de 2022.

Para comprovação, deve-se enviar e-mail anexando os documentos solicitados, em formato de PDF, e enviar para gerencia.itcd.ipva@sefaz.pb.gov.br. Os documentos são o documento do veículo; carteira de habilitação; comprovante de residência; e o laudo médico ou a autorização de compra do ICMS.

Veículos isentos do IPVA devem pagar as demais taxas, como emplacamento, seguro obrigatório (DPVat), licenciamento do Detran-PB e Taxa de Bombeiro.