‘Unidade Móvel de Panificação’ leva cursos gratuitos a pessoas em vulnerabilidade social

Iniciativa é fruto de parceria entre o MPT e o Senai, e está na Fazenda do Sol, em Campina Grande.

Foto: Divulgação
‘Unidade Móvel de Panificação’ leva cursos gratuitos a pessoas em vulnerabilidade social
Foto: Divulgação
A partir da próxima segunda-feira (5) tem início o projeto ‘Escola de Panificação’ itinerante, que oferece cursos gratuitos a jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e inicialmente acontece na Fazenda do Sol, em Campina Grande.
O projeto acontece em um veículo adaptado, a ‘Unidade Móvel de Panificação’. Pelo menos 32 jovens internos da Fazenda do Sol, em tratamento contra dependência química, serão beneficiados com as aulas. O curso tem carga horária de 160 horas, e as turmas terão 16 alunos. Os protocolos de biossegurança serão seguidos para prevenir contágios pela Covid-19.
“São cursos de curta duração, conferindo aos alunos uma profissão com amplas chances de inserção no mercado de trabalho, inclusive como empreendedor. A sociedade precisa estender uma mão a grupos sociais vulneráveis, a exemplo dos jovens em tratamento da dependência química, em cumprimento de medida socioeducativa, sem o que muito dificilmente essas pessoas voltarão à plenitude da vida social e econômica”, disse o Procurador do Trabalho  e responsável pelo projeto, Paulo Germano.
O MPT destinou R$ 215 mil ao Senai para modernização do veículo, com acessibilidade, recursos didáticos e equipamentos modernos para as aulas de panificação e confeitaria.