Campina Grande amplia vacinação contra a gripe a partir desta terça; confira locais

Imunização será aberta para todas as pessoas de seis meses de vida acima.

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) será ampliada para a população geral, em Campina Grande, a partir desta terça-feira (6). Segundo a Secretaria de Saúde do município, a imunização vai acontecer nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Saúde e Policlínicas e será intensificada em pontos fixos e ações de drive-thru.

Nesta terça-feira, terá vacinação das 9h às 15h na Praça da Bandeira, no CTE (Antigo Museu Vivo da Ciência), das 9h às 12h, na faculdade Uninassau, das 14h às 17h, e na agência do INSS, no mesmo horário, no modelo drive-thru. No Parque da Criança a vacinação será para menores de 18 anos, das 9h às 12h.

A vacinação será aberta para todas as pessoas de seis meses de vida acima. Como também está acontecendo a campanha de imunização da Covid-19 para a população em geral, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação de uma e de outra vacina. “Quem tiver tomado a vacina da covid nos últimos 15 dias precisa aguardar esse prazo mínimo”, explicou a Gerente de Atenção Básica, Samira Luna.

Sobre a influenza

A influenza afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, por ser uma infecção viral aguda. Os sintomas são febre alta, que dura em torno de três dias, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Em casos mais graves pode existir a dificuldade para respirar e ocorrer a necessidade de hospitalização.

A vacinação previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas, que inclusive podem ser confundidos com os da covid-19. Mesmo quem se vacinou em anos anteriores precisa reforçar a proteção porque o vírus sofre mutações e a vacina tem novas cepas. O imunizante protege da influenza B e dos dois tipos da Influenza A: H1N1 e H3N2.