Nutricionista dá dicas para consumir chocolate e ter benefícios nutricionais

Neste dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate.

Foto: Marcos Santos/USP
Nutricionista dá dicas para consumir chocolate e ter benefícios nutricionais
Foto: Marcos Santos/USP

Dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Queridinho entre os doces, o chocolate é proveniente do cacau, e ao longo dos anos ganhou várias novas versões, se tornando um dos principais ingredientes de diversas sobremesas. A nutricionista Érica Nóbrega, da coluna ‘Nutrição e Saúde’ da Rádio CBN João Pessoa falou sobre os benefícios nutricionais do chocolate.

Ouça a coluna da CBN aqui 

Segundo a especialista, o chocolate em quantidade ideal faz bem para a saúde. Isso porque o cacau, matéria prima do doce, é rico em nutrientes e antioxidante.

“Chocolate faz super bem pra saúde, mas devemos saber que nem todo chocolate é igual. Dentro do cacau  flavonoides, um ótimo antioxidante, que ajuda na hidratação e conservação da pele”, explicou.

Érica pontua, no entanto, que os benefícios do chocolate estão relacionados com o teor de cacau presente no doce. Ou seja, quanto menor for a quantidade de cacau, menos nutriente tem o chocolate.

Por isso, os consumidores devem ficar atentos á quantidade de açúcar e gordura presentes nestes doces. Estes aspectos podem anular o benefícios nutricional do chocolate.

“Na preparação de alguns chocolates nós vemos que as pessoas colocam gordura e açúcar, o que vai distanciando os nutrientes. Chocolate ao leite, por exemplo, tem mais gordura e pode provocar espinhas, enquanto o chocolate puro, com alta porcentagem de cacau, não causa este problema. Quanto mais cacau, mais nutrientes para o organismo”, disse.

Além dos benefícios nutricionais, o chocolate também ajuda a ativar melhorias emocionais, como por exemplo, mudança de humor. Ainda de acordo com Érica Nóbrega, mulheres que consomem o doce com alto teor de cacau durante o período pré-menstrual (TPM) podem ter o humor melhorado, o que justifica a vontade que algumas sentem de consumir o doce.

A quantidade ideal de chocolate para ser consumida por dia é 30 gramas, o equivalente a uma barra dividida em três pedaços. O segredo, segundo a nutricionista, é escolher bem o chocolate e consumir com moderação.

Confira os tipos de chocolate e seus benefícios nutricionais:

Chocolate ao leite: é mais doce, mais calórico, não tem quantidade indicativa de cacau;

Chocolate meio amargo: médio teor de cacau (40%);

Chocolate amargo: quantidade maior de cacau (entre 50% e 85%), mais nutritivo;

Chocolate branco: mais calórico, não tem benefício nutritivo;

Chocolate diet: mais gorduroso, já que outras propriedades foram retiradas.