Novo curso de Ciência de Dados para Negócios da UFPB vai ofertar 30 vagas em 2021

UFPB será a terceira universidade pública a oferecer o curso com o grau de bacharelado, no Brasil.

Foto: Angélica Gouveia/Divulgação

Novo curso de Ciência de Dados para Negócios da UFPB vai ofertar 30 vagas em 2021

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve ofertar 30 vagas para o novo curso da instituição, o de Ciências de Dados e Negócios (CDN) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), ainda em 2021. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a UFPB será a terceira Universidade pública a oferecer o curso com o grau de bacharelado, no Brasil.

>>> Ciência de dados para negócios é novo curso ofertado pela UFPB

O curso, que funcionará no campus I, na cidade de João Pessoa terá duração de oito períodos (quatro anos) e funcionará no turno da tarde. As oportunidades estarão disponíveis na 2ª edição do Sistema de Seleção Unificada 2021 (Sisu 2021), que tem previsão de início do período letivo para o começo de 2022. A criação do CDN foi autorizado pela resolução de 2020 do Conselho Universitário (Consuni) e o Projeto Pedagógico do Curso foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino (Consepe).

Segundo o coordenador do curso, professor Aléssio Tony Cavalcanti, a nova graduação vai formar profissionais que estão em falta no mercado de trabalho, preparando eles para os novos desafios tecnológicos das empresas e da população frente à Revolução da Indústria 4.0.

“O curso vai prover competências e habilidades que permitirão os alunos desempenhar as novas funções que a sociedade da informação e do conhecimento fez emergir nas organizações privadas, sociais e públicas. Além disso, a UFPB vai ofertar para comunidade mais uma opção de graduação para ajudar a preencher uma lacuna existente em nosso país de profissionais com esse perfil”, destacou o coordenador.

A proposta do curso de CDN é formar um profissional capaz de propor e resolver problemas econômicos, administrativos e financeiros, tendo por base insights teóricos, estruturação, armazenamento, modelagem, análise e visualização de dados, contribuindo para o conhecimento de fenômenos práticos no mundo dos negócios e das esferas sociais e governamentais.

“Hoje em dia, o mundo circula e funciona muito em razão do que são as tendências de comportamento, consumo e padrões de realização. Esse curso de Ciências de Dados vem aportar essa qualificação de profissionais que é tão escassa, uma vez que são pouquíssimos cursos com essa ênfase. O curso da Paraíba é um dos poucos do Brasil que tratam sobre a matéria”, ressaltou o reitor Valdiney Gouveia.