Receita Federal destina mais de 2 mil litros de bebidas alcoólicas para álcool 70%

Bebidas fazem parte das apreensões irregulares que ocorrem nas fronteiras.

Foto: Agência Brasil
Receita Federal destina mais de 2 mil litros de bebidas alcoólicas para álcool 70%
Foto: Agência Brasil

A Receita Federal em João Pessoa destinou mais de 2 mil litros de bebidas alcoólicas para transformação em álcool 70%. As bebidas fazem parte das apreensões irregulares que ocorrem nas fronteiras.

A apreensão de bebidas alcoólicas irregulares pode ocorrer em todo o território nacional, a partir da sua entrada no país. Acontece com maior frequência nas fronteiras do Brasil, e a sua causa mais comum é a entrada irregular no país, sem o pagamento devido dos impostos. Depois de apreendida, a mercadoria é encaminhada para a etapa de avaliação, estudo de comprovação da qualidade da bebida que acontece em laboratório especializado, onde é detectado se a amostra do conteúdo é falsa ou não. E, por fim, é destinada ao leilão, quando autêntica, à destruição ou à doação para que passe por transformações químicas, a fim de ganhar uma nova utilidade.

No mês de junho foram entregues à UFPB dentro do projeto “Aproveitamento do descarte de bebidas alcoólicas e perfumes fornecidos pela Receita Federal” para a produção de materiais de higiene e limpeza, aproximadamente 2.040 litros de uísques equivalentes ao valor de R$ 224,4 mil, considerando o valor médio do litro como R$ 110, para a transformação da bebida em álcool gel, produto tão importante durante a pandemia da Covid-19.

Como acontece a transformação

Considerando que a cada 20 litros de uísque são produzidos 8 litros de álcool hidratado a 80 °GL que vão produzir 8,72 litros de álcool gel a 70 °INPM, essa doação possibilitará a fabricação de mais de 800 litros de álcool gel 70 que serão distribuídos, após uma série de análises, à comunidade local e às entidades parceiras.