A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), lançou um edital para concessão de bolsas de iniciação científica destinadas a alunos egressos de escolas da rede estadual de ensino. Conforme a SEECT, as inscrições começam a partir desta terça-feira (13).
Das bolsas ofertadas, 50% serão destinadas aos alunos oriundos da rede estadual que estejam regularmente matriculados no primeiro período de seus respectivos cursos de graduação e os outros 50% serão destinadas aos que estejam regularmente matriculados a partir do segundo período de seus respectivos cursos de graduação das IES públicas localizadas no estado da Paraíba.
A submissão das propostas e a seleção dos bolsistas serão realizadas pelas Pró-Reitorias de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior públicas.
Para participar, a instituição deve possuir um programa de iniciação científica; ter um coordenador institucional responsável pela iniciação científica na IES; realizar processo seletivo para a escolha dos bolsistas de iniciação científica.
O bolsista deve dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, de acordo com plano de trabalho estabelecido com seu orientador; não pode ter bolsa em outro programa de mesma natureza ou similar, e não pode ser aluno do último período do curso.
O edital está disponível na página da Fapesq e as propostas deverão ser apresentadas por intermédio de formulário on-line disponível no SIGFAPESQ, até 17h (de Brasília) do dia 22 de julho. O resultado final está previsto para o dia 4 de agosto. As bolsas deverão ser implementadas a partir de Setembro de 2021. Em caso de dúvida, pode-se em contato pelo email: programas-projetos@fapesq.rpp.br.
O edital tem como objetivo: estimular estudantes do ensino superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência; introduzir e disseminar a pesquisa nos cursos de graduação, possibilitando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes dos cursos de graduação nas atividades de iniciação científica; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; estimular a formação e a consolidação de grupos de pesquisa, entre outros.