Projeto de Lei quer proibir contratação de artistas condenados pela Lei Maria da Penha na Paraíba

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Projeto de Lei quer proibir contratação de artistas condenados pela Lei Maria da Penha na ParaíbaNo último dia 19, foi protocolado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um projeto de Lei  (2.994/2021) que quer proibir a contratação, pelo Estado da Paraíba, de artistas processados ou condenados pelos crimes previstos na Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006).

A propositura é da deputada Cida Ramos (PSB). O objetivo é coibir o uso de recurso público destinado a shows, peças teatrais, ou outras apresentações de artistas acusados ou condenados por violência contra mulher.

“Entendemos que o Estado precisa intervir na prevenção e na repressão desse tipo de violência”, explica a deputada, que também é presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o fenômeno do feminicídio na Paraíba.

Proibições 

De acordo com o projeto, a proibição de tais contratações nos âmbitos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo. Propõe, ainda, que a lei seja extensiva às empresas privadas que promovam eventos subsidiados pelo Governo do Estado.

DJ Ivis 

A deputada lembra que um caso recente reacende o debate sobre o tem: o da agressão do músico DJ Ivis à esposa, Pâmela Holanda. Ele foi flagrado pelas câmeras batendo violentamente na mulher ao lado da filha recém-nascida. O artista teve prisão decretada e suas músicas foram excluídas das playlists das plataformas Spotify e Deezer.