Reeducandas aprendem a fabricar peças em argila com quilombolas

Projeto será realizado através de aulas práticas ministradas por integrantes da comunidade quilombola, localizada no Sítio São João, zona rural de Pombal.

Reeducandos da cadeia de Pombal vão aprender com quilombolas a produzir peças em argila. (Foto: Governo da PB/Divulgação)
Reeducandas aprendem a fabricar peças em argila com quilombolas
Reeducandos da cadeia de Pombal  aprendem com quilombolas a produzir peças em argila. (Foto: Governo da PB/Divulgação).

Reeducandas de Pombal, no Sertão da Paraíba, vão aprender a arte de fabricar peças em argila com integrantes da comunidade quilombola Os Rufinos, localizada no Sítio São João, zona rural de Pombal. Um Termo de Compromisso entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a ONG Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva (CEMAR) foi firmada nesta sexta-feira (23).

A ação objetiva a implementação do projeto Arte e Cidadania – Construindo caminhos para reinserção social de jovens em situação de cárcere na referida unidade prisional. O projeto vai ser realizado através de aulas práticas ministradas por integrantes da comunidade quilombola, de acordo com o gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio.

No curso os produtos desenvolvidos pelas reeducadas serão comercializados em feiras de artesanato, através da a Casa de Economia Solidária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

Dentre as atividades do projeto também está o diagnóstico das realidades sociais e econômicas dessas famílias, além do acompanhamento e orientação psicossocial familiar através de visita domiciliares e plantões de atendimento.

O prazo para a execução do projeto é de 12 meses, podendo ser renovado ou alterado.

Reeducandas aprendem a fabricar peças em argila com quilombolas
Cadeia Pública de Pombal. (Foto: Governo da PB/Divulgação).

“A parceria com o CEMAR, ONG com mais de 30 anos de serviços prestados à sociedade pombalense, é uma grande conquista para proporcionar inúmeras oportunidades no âmbito da ressocialização aos internos da Cadeia Pública de Pombal, tendo em vista que esse é o primeiro de muitos cursos que serão ministrados posteriormente, tais como mecânico de motocicletas, técnico em refrigeração, dentre outros”, comemora o diretor da unidade prisional Giorgio José Barbosa Diniz.

A cadeia pública de Pombal também contribui em alimentação oferecida aos jovens durante o curso, instalações físicas e parte dos recursos humanos envolvidos na ação. Novos parceiros poderão ingressar na ação.

O Planejamento Estratégico da Seap tem investido em parcerias que resultam em boas práticas nas áreas de educação, trabalho e renda e assistência social. Em Cajazeiras, 21 reeducandos acabam de receber certificados do curso Noções Básicas de Mecânica e Elétrica de Automóvel.