Desembargador lança livro sobre morte de Raymundo Asfora

Obra será lançada, virtualmente, até o fim do mês

Desembargador lança livro sobre morte de Raymundo Asfora
Foto: reprodução

O livro “Asfora: Uma Morte, Uma Polêmica”, de autoria do desembargador do TJPB, Leandro dos Santos, será lançado até o fim deste mês e estará brevemente nas livrarias. A publicação acaba de sair da Editora Ideia e vem com 349 páginas, distribuídas em oito capítulos, numa narrativa detalhada sobre o processo criminal.
A obra aborda desde a fase do inquérito até os dois julgamentos pelo Júri Popular de Campina Grande.
O lançamento será feito virtualmente, mas também está previsto um lançamento presencial, em Campina Grande – em março do próximo ano – 35 anos depois da morte de Asfora.
O trabalho de pesquisa e desenvolvimento do livro teve início em março de 2020, quando surgiu a pandemia. O desembargador diz que investigou, minuciosamente, a causa jurídica da morte de Raymundo Asfora, por força de duas teses antagônicas: assassinato ou suicídio.

A obra também faz um passeio sobre Raymundo Asfora como homem, advogado, tribuno, político e poeta.

“O livro traz muitas polêmicas, que vai prender o leitor do início ao fim. Seja também um ‘juiz’ da causa, após analisar todas as provas colhidas ao longo de uma ação penal extensa e intensa, principalmente dos laudos periciais, que são muitos. Procurei, na medida do possível não entrar no mérito”, adiantou o desembargador.
Asfora foi encontrado morto aos 57 anos
Ex-vice-governador eleito da Paraíba, Raymundo Asfora foi encontrado morto no dia 6 de março de 1987, em sua residência, na Granja Uirapuru, nos arredores de Campina Grande. Na época Asfora tinha 57 anos de idade e não chegou a assumir o cargo de vice-governador do Estado, juntamente com Tarcísio Burity, que fora eleito governador pelo PMDB.
*** Com informações da Ascom TJPB