5 de agosto: veja o que abre e fecha no feriado do aniversário de João Pessoa

Prefeitura decidiu manter o feriado municipal do aniversário da cidade, que chega aos 436 anos nesta quinta-feira.

Foto: Divulgação/Secom-JP
5 de agosto João Pessoa
Foto: Divulgação/Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa decidiu manter o feriado municipal do aniversário da cidade, que chega aos 436 anos, nesta quinta-feira, 5 de agosto. Com isso, repartições públicas, transporte, praias e comércio terão o funcionamento alterado.

Nesta data também é feriado estadual, de fundação da Paraíba. Entretanto, no final de março, o governo do Estado alterou as datas dos feriados de Tiradentes, Corpus Christi e da fundação da Paraíba. A Medida Provisória teve como objetivo conter a disseminação da Covid-19 no estado.

LEIA MAIS:
> Repetir feriado de 5 de agosto em João Pessoa é ilegal, diz Associação Comercial da Paraíba

Veja o que abre e fecha em João Pessoa em 5 de agosto:

Praias

De acordo com o decreto municipal, está proibida a aglomeração de pessoas nas praças, parques, praias e nas calçadas situadas no município de João Pessoa.

A prática de atividade física, nesses locais, podem ocorrer de forma individual ou em dupla, sem contato físico, bem como a utilização de barracas, cadeiras, mesas, guarda-sóis e serviços de praia, desde que observado o distanciamento mínimo de 2 metros e limite de quatro pessoas por mesas.

Repartições públicas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspende o funcionamento nas unidades de João Pessoa neste feriado. As demais unidades, localizadas em outros municípios da Paraíba, estarão funcionando normalmente.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba decidiu transferir o feriado do dia 5 para o dia 6 de agosto. Durante o feriado, a Sessão Ordinária nº 65, prevista para o dia 5 de agosto de 2021, às 14h, está mantida. Já na sexta-feira o atendimento será suspenso.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também terá expediente normal.

Comércio

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), cabe aos comerciantes definirem o horário de funcionamento e abertura dos estabelecimentos, desde que seja paga uma folga e um dia trabalhado aos funcionários.

Ônibus

De acordo com a assessoria da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), terá um esquema especial de ônibus nesta quinta-feira (5). Mais informações serão divulgadas na tarde desta quarta-feira (4).

VLTs

Como a Companhia Brasileira de Trens Urbanos atende quatro municípios na Paraíba, será mantida a normalidade da circulação dos trens, das 5h às 19h25.

Bancos

De acordo com Lindhonjhonson Almeida, diretor do Sindicato dos Bancários na Paraíba, as agências bancárias não funcionarão.

Shoppings

Manaíra e Mangabeira Shopping

Os shoppings Manaíra e Mangabeira abrirão normalmente com todas as lojas, quiosques, restaurantes e operações da Praça de Alimentação com horário de funcionamento das 10h às 22h.

As casas lotéricas e academias dos dois shoppings também estarão abertas. Os cinemas dos shoppings estão funcionando, com sessões a partir das 14h15.

Mag Shopping

Nesta quinta-feira, o Mag Shopping terá funcionamento normal. As lojas estarão abertas das 9h às 21h, e a praça de alimentação das 10h às 22h.

Shopping Pátio Altiplano

Lojas, quiosques e praça de alimentação funcionam das 10h às 21h.

Shopping Tambiá

A assessoria do Shopping Tambiá informou que o shopping estará funcionando normalmente das 9h às 19h30.

Shopping Sul

O Shopping Sul estará aberto das 10h às 21h, com lojas e praça de alimentação funcionando.

Ferreira Costa

O Home Center Ferreira Costa funciona das 9h às 19h, mas é possível comprar através do site para quem preferir.

Bica

O Parque Arruda Câmara vai funcionar normalmente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com limite de 500 visitantes pela manhã e 500 pela tarde.

Justiça

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) funciona normalmente no feriado. A Justiça Federal vai funcionar em regime de plantão durante 24h apenas para os casos envolvendo procedimentos, ações e medidas de urgência, como habeas corpus, mandados de segurança, comunicações de prisão em flagrante, pedidos de concessão de liberdade provisória, entre outros que evitem o perecimento do direito ou exijam análise urgente.