Mesmo sem título de 2ª cidade mais verde do mundo, capital é sinônimo de meio ambiente

João Pessoa mantém 31,47% de vegetação arbórea e áreas de preservação da Mata Atlântica.

Foto: Kleide Teixeira
João Pessoa
João Pessoa, 436 anos: capital é destaque por suas matas e arborização (Foto: Kleide Teixeira)

Segunda cidade mais verde do mundo. Essa é uma forma pela qual João Pessoa é conhecida, mas não existe nenhuma comprovação disso com dados. O ‘título’ foi criado em 1992 pelo então prefeito Carlos Mangueira, durante a Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Apesar de não existir esse reconhecimento oficial, a cidade, que completa 436 anos nesta quinta-feira (5), tem muito verde para se orgulhar.

Mesmo sem a comprovação do título de segunda cidade mais verde do mundo, João Pessoa é destaque por suas matas e arborização. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (Semam-JP), a cidade mantém 31,47% de vegetação arbórea e 47,11 metros quadrados de área verde por habitante.

Criação do título de ‘segunda cidade mais verde do mundo’

Em 1992, João Pessoa ganhava destaque nacionalmente pelas iniciativas de incentivo à proteção ao meio ambiente. Entre elas, a Escola do Meio Ambiente, fundada em 1990 para funcionar no interior do Parque Arruda Câmara (Bica). Com isso, os patrocinadores da Eco 92 convidaram a cidade para exibir, em um stand cedido na Conferência Ambiental das Nações Unidas, as suas conquistas no setor ambiental.

Um levantamento feito na época em áreas de cobertura vegetal nativa e plantada de João Pessoa mostrou que os índices se aproximavam da cidade de Paris, considerada a primeira do mundo em cobertura vegetal. Dessa forma, foi ‘sugerido’ que João Pessoa seria a segunda cidade do mundo em índice de área verde, em relação a sua área total.

Desde então, não houve nenhum estudo aprofundado para comprovar ou apontar equívoco na constatação, como explica o ex-prefeito Carlos Mangueira.

“Em nenhum momento, houve contestação, tornando-se incontroverso o nosso estudo que fora coordenado pelo Prof. Carlos Ovídio e é aceito pelo mundo que, naquela época, João Pessoa era a Segunda Cidade mais verde do mundo. Ninguém sabe, se nos últimos 20 anos houve alguma alteração dessa constatação da época”.

Bairros mais arborizados de João Pessoa

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (Semam-JP), a  Zona Sul é a região mais arborizada. Bairros como Bancários, Mangabeira, Geisel, Valentina Figueiredo e Cuiá têm muitas árvores, colocando, assim, a cidade como uma das capitais mais arborizadas do Brasil. A rua mais arborizada da capital paraibana é a Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, mais conhecida como “Três Ruas”, localizada no bairro dos Bancários.

Mesmo sem título de 2ª cidade mais verde do mundo, capital é sinônimo de meio ambiente
Mata do Buraquinho é considerada um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica natural (Foto: Divulgação/Secom-PB)

Preservação ambiental

Conforme dados da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o principal bioma de João Pessoa é a Mata Atlântica e ecossistemas associados, como os manguezais e as restingas. A capital possui as Unidades de Conservação Parque Estadual das Trilhas e Refúgio da Vida Silvestre da Mata do Buraquinho, de responsabilidade do governo do estado. Juntas, preservam mais de 1.000 hectares do bioma da Mata Atlântica no município. A Mata do Buraquinho ocupa uma área de cerca de 512 hectares e possui mais de 550 espécies de plantas identificadas.

Tratando-se do bioma marinho, João Pessoa tem a UC Área de Proteção Ambiental Naufrágio Queimado, também de responsabilidade do Governo do Estado. Com área de 42.269,00 hectares, vai do município de João Pessoa ao de Cabedelo. A unidade inclui as piscinas naturais da Penha, Seixas, Picãozinho e Bessa.

“A preservação desses ambientes é primordial para manter os serviços ambientais fornecidos pela natureza gratuitamente. Eles oferecem qualidade de vida para os seres humanos, como a regulação do clima, lazer e contemplação; regulação química dos compostos orgânicos, etc”, afirma a coordenadora de estudos ambientais da Sudema, Maria Christina Vasconcelos.

Mata do Buraquinho – Jardim Botânico

A Mata do Buraquinho é considerada um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica natural em área urbana do Brasil, de acordo com a Sudema. A área possui cerca de 515 hectares, dos quais 343 abrigam o Jardim Botânico. Os interessados em conhecer a flora do local podem agendar uma visita guiada.