Pai e filha fazem o mesmo curso superior e sonham em trabalhar juntos: “queremos advogar”

Yngride Yanna e Ydamarke Barros cursaram Direito e estudam juntos para OAB.

Arquivo Pessoal/Yngride Yanna
Pai e filha fazem o mesmo curso superior e sonham em trabalhar juntos: “queremos advogar”
Arquivo Pessoal/Yngride Yanna

Ver o filho crescer com saúde e ter sucesso no que quiser são alguns dos desejos de muitos pais. Alguns deles, inclusive, fazem questão de participar de todas as etapas de vida dos filhos. Outros, dividem e realizam sonhos juntos naturalmente.

É o que acontece com Yngride Yanna de Lima Barros, de 24 anos, e seu pai, Ydamarke Barros, de 44 anos, que moram em João Pessoa. Os dois dividiram o sonho de fazer o curso de Direito, e hoje estudam juntos para as provas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A relação entre pai e filha foi próxima desde a infância. Junto com outros dois irmãos, Yngride sempre viu o pai acompanhar cada passo dos filhos. Um relacionamento regado a respeito e muita admiração.

Pai e filha fazem o mesmo curso superior e sonham em trabalhar juntos: “queremos advogar”
Arquivo Pessoal/Yngride Yanna

“Minha relação com meu pai é a melhor possível. Apesar da ausência por trabalho e estudos, ele sempre esteve presente em todos os momentos marcantes das nossas vidas. É um cara que a gente sabe que sempre vai estar ali pela gente”, disse Yanna.

Ydamark já havia concluído uma graduação, em Ciências da Computação, mas também tinha o sonho de ser advogado. Foi quando iniciou o curso em uma instituição particular de João Pessoa, e se formou em Direito anos depois, em 2021.

Já Yanna, sua filha, conta que algumas pessoas da família também atuavam na área do Direito, e por isso, ela viu o sonho de ser advogada crescer ao longo dos anos, até dar início a graduação, que deve ser concluída no fim deste ano.

Apesar de estudarem em instituições diferentes, pai e filha sempre compartilharam conhecimento e momentos de aprendizado em congressos e até mesmo em casa. Um apoio mútuo que, certamente, fez toda a diferença.

“Foi muito bom ter a companhia do meu pai como colega de curso. A gente sempre estava indo para congresso juntos quando era presencial, sempre tirava dúvida que surgia sobre algum conteúdo, sempre fomos muito unidos quanto a isso”, comenta a filha.

Por conta da pandemia, Ydamark participou da cerimônia de colação de grau de maneira virtual. Nada que pudesse tirar o brilho do momento. Se tornou graduado em Direito, ao lado da família, mesmo em casa.

Pai e filha fazem o mesmo curso superior e sonham em trabalhar juntos: “queremos advogar”
Ydamark em sua colação de grau / Foto: Arquivo Pessoal/Yngride Yanna

>>> Pai e filha de 6 anos criam banda autoral durante a quarentena, em Campina Grande

Planos para o futuro

Agora, a expectativa dos dois é pelo futuro. A filha, prestes a concluir o curso, pensa em atuar na área de direito público e eleitoral, e o pai, recém formado, quer seguir carreira na área de ciências criminais. Para isso, estudam juntos com o intuito de conseguir a aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Em breve vamos fazer a prova da OAB, em outubro. Ele está mais preparado que eu, já está estudando para isso há algum tempo e sempre me passa bastante material. Estamos estudando muito com livros, apostilas, questionários… Tudo pra ter um bom êxito na prova e, futuramente, advogar juntos, no nosso escritório, como sócios”, conclui Yanna.

*Sob supervisão de Krys Carneiro